Geraldo Casé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geraldo Casé
Geraldo Casé
Nome completo Geraldo César Casé
Nascimento 7 de junho de 1928
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Morte 21 de julho de 2008 (80 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Ocupação Radialista
Produtor
Diretor
Escritor

Geraldo César Casé (Rio de Janeiro, 7 de junho de 1928Rio de Janeiro, 21 de julho de 2008) foi um produtor, escritor e diretor de TV brasileiro.

Geraldo era filho de Graziella Passos Casé e Ademar Casé, o pioneiro apresentador de rádio brasileiro,[1] irmão do arquiteto Paulo Casé e do publicitário Maurício Casé, além de pai da atriz Regina Casé.

Acompanhou desde moço seu pai auxiliando-o no Programa do Casé da Rádio Philips, onde trabalhou como sonoplasta, operador de áudio e, depois, diretor artístico. Além da Phillips, trabalhou na Rádio Mayrink Veiga e na Rádio Globo. Após algum tempo vai trabalhar também na televisão.

Trabalhou em quase todas as emissoras de televisão da época (TV Tupi, TV Rio, TV Excelsior, TV Continental, TVE e TV Paulista, a um passo de se transformar numa sucursal da Rede Globo). Na área de entretenimento criou o programa de auditório Um Instante, Maestro, em que Flávio Cavalcanti apresentava. Sempre ligado ao público infanto-juvenil criou programas como Teatro de Malasartes e Fantoche estrela. No teatro, dirigiu A fábrica dos sonhos.[2] Mas a maior realização de Casé foi a adaptação das histórias do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, para uma série de televisão, entre 1977 e 1986. Também compôs com Dori Caymmi as músicas da trilha sonora como "A Cuca te pega", "Rabicó" e "Quindim".[3] Decorrente de um código de comunicação entre ele e Regina Casé, batizou o nome de um grupo teatral no qual sua filha trabalhava de Asdrúbal Trouxe o Trombone. Também dirigiu o setor artístico da TV Bandeirantes e sua última ocupação era de Diretor Artístico da Divisão Internacional da Rede Globo.

Em 2002, lançou o livro de poesias "Um dia fui pássaro".[4]

Morte[editar | editar código-fonte]

Geraldo Casé faleceu em 21 de julho de 2008 devido a insuficiência respiratória. Casé estava internado desde o dia 12 de julho na Clínica São Vicente no bairro da Gávea, Rio de Janeiro. Seu enterro foi realizado no cemitério São João Batista, em Botafogo.[5]

Referências

  1. Ademar Casé - A inovação do rádio Arquivado em 12 de janeiro de 2010, no Wayback Machine.: visitada em 21 de julho de 2008.
  2. Netsaber - Biografias - Geraldo Casé: visitada em 21 de julho de 2008.
  3. Geraldo Casé, criador da série 'Sítio do Picapau Amarelo', morre aos 80 anos - O Globo Online: visitada em 21 de julho de 2008.
  4. Folha Online - Ilustrada - Morre diretor Geraldo Casé, 80, pai da atriz Regina Casé: visitado em 21 de julho de 2008.
  5. [1]: Estadão - visitado em 04 de maio de 2022.