Goela Abaixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Goela Abaixo
Álbum de estúdio de Liniker e os Caramelows
Lançamento 22 de Março de 2019 (22 de Março de 2019)
Gravação 2017-2018
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, LP, Download Digital e Streaming
Gravadora(s) Independente
Produção Rafael Barone
Cronologia de Liniker e os Caramelows
Remonta

Goela Abaixo é o segundo álbum de estúdio de Liniker e os Caramelows em 22 de Março de 2019. Tendo patrocínio de Natura Musical, foi lançado de forma independente.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 2015, Liniker juntamente com os Caramelows lançam seu primeiro extended play, Cru, que fez um enorme sucesso, tendo Zero, a primeira faixa, em quase 30 milhões de visualizações em seu vídeo. Com a repercussão positiva do EP, Liniker assumindo ser uma mulher trans, entram em estúdio no ano de 2016, para as gravações de seu primeiro álbum de estúdio, Remonta, elegido como o terceiro melhor disco do mesmo ano, sendo pago com financiamento coletivo. Com a turnê de Remonta, Liniker e os Caramelows viajaram para mais de 20 países para divulgar o disco.

Repertório[editar | editar código-fonte]

Após quase três anos do lançamento de seu álbum de estreia, Liniker começa a divulgar fotos de divulgação do seu mais novo projeto. Em uma foto sua, a cantora na legenda diz: "Se preparem pro disco dela! GOELA ABAIXO De @linikereoscaramelows ❤️''

Em uma outra foto, com todos os membros da banda com a cantora, posta com a legenda:

"GOELA ABAIXO lançamento 22/03" O álbum traz das treze faixas, onze composições de Liniker com a banda e a canção Claridades, foi composta por Giovani Cidreira.

Promoção[editar | editar código-fonte]

Singles Oficiais[editar | editar código-fonte]

Em 16 de Março de 2018, a cantora anuncia "Lava" como o primeiro single do segundo álbum.[1] Para acompanhar o lançamento nas plataformas digitais, a banda disponibilizou o videoclipe em forma de lyric video. Em seu instagram, juntamente com a foto da capa, Liniker diz:

"Tempos difíceis, nossos corações dilacerados, estar longe nesses momentos é ainda mais doloroso, mas acredito muito no nosso poder de transformação pelo coletivo, pelo grito e pela arte. Venho aqui hoje junto do meu coletivo, @linikereoscaramelows, apresentar a nossa nova música de trabalho “LAVA”".

Meses depois do lançamento do single, a banda faz o anúncio do segundo single, "Calmô", disponibilizando um pré-save da canção nas plataformas digitais. Em 30 de Outubro de 2018, Calmô é lançado. A arte da capa foi feita por Domitila de Paulo. Pouco dias liberada para streaming, a canção entra em playlists das plataformas: Spotify, Apple Music e Tidal.

O videoclipe foi dirigido por DIABA e mostra duas garotas lésbicas andando de moto ao som da canção. Gravado em Gonçalves, no sul de Minas Gerais, o clipe atualmente se encontra no número de dois milhões de visualizações. No Spotify, a música passa de oito milhões de ouvintes, considerado disco de ouro pelo single.

Intimidade foi anunciada pela banda como o terceiro single de Goela Abaixo. Sendo ela apontada como uma das favoritas dos fãs, teve seu videoclipe dirigido por Sabrina Duarte e conta com a participação da cantora Linn da Quebrada.

Aproveitando a vibe de Carnaval, a banda lança como quarto single, De Ontem:

"Desde o lançamento de #GOELAABAIXO muita gente de cara já se identificou com De Ontem e chegam muitos pedidos para a gente fazer o clipe dessa música! Pois bem, o @pfranca, junto com a @representa.art, fez um filme DAQUELES!!! @maquiagemnatura, @naturamusical e @baermate somaram e ajudaram a tornar tudo isso possível também! Dia 12/2 tá no ar o clipe de De Ontem, estamos animadxs sim ou claro?! <3 #mesambenocarnaval"

Produção[editar | editar código-fonte]

No meio da turnê do Remonta, Liniker entra em estúdio com os Caramelows para produzirem o disco Goela Abaixo. Tendo produção de Rafael Barone, o baixista da banda, o álbum foi gravado em diversos lugares, sendo as faixas:

  • Lava: gravada no estúdio Canoa em São Paulo/SP com engenharia de Guilherme de Jesus.
  • Amarela Paixão: gravada no Estúdio da Estrela em Lisboa/PT com engenharia de Gabriel Muzak.
  • Beau e Calmô: gravadas no Philophon em Berlin/ALE com engenharia de Benjamin Spitzmüller e Max Weissenfeldt.
  • Boca, De Ontem e Goela: gravadas na Casa do Seo Peri em Araraquara/SP com engenharia de Dré Guines | Goma Inc.
  • Claridades e Intimidade: gravadas na Casa da Liniker em São Paulo/SP com engenharia de Dré Guines | Goma Inc.
  • Brechoque, Gota, Textão e coberturas de vozes: gravadas no estúdio Ori Lab em São Paulo/SP com engenharia de Fernando Ianni e Caê Rolfsen.
  • Bem Bom: gravada no Estúdio C4 em São Paulo/SP com engenharia de Luis Lopes.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Silvio Essinger para O Globo elogia: “E, costurando as faixas, há um bocado de deleite instrumental, na medida parar lubrificar o ouvinte em seu trajeto pelo organismo artístico de Liniker”.[2]

Pedro Antunes para a Rolling Stone Brasil faz comentários positivos: “Intenso, Goela Abaixo ama de todas as formas. Sente em todos os tempos, no passado, presente, futuro. Porque machuca, muitas vezes, é verdade, mas também pode ser pleno, leve e lindo.”.[3]

Beatriz Trindade para o Ultraverso, diz: “Somados a influências brasileiras, deram origem a uma sonoridade híbrida com balanço, sensualidade com profundidade e teatralidade. Garanto que você não se contentará em ouvir apenas uma música do álbum, e muito menos se limitará o ouvir uma única vez.”.[4]

Pedro Henrique Pinheiro para o Tenho Mais Discos Que Amigos! conclui: “Goela Abaixo dá continuidade ao legado que a banda está deixando para a soul music nacional. Mais imediato e atual, o álbum narra diferentes camadas do amor e de uma relação saudável”.[5]

Rodrigo Hortega para o G1 não faz comentários negativos, nem positivos: “Ela passeia por reagge, funk, r&b e outros cantos com desenvoltura. Mas ainda falta um pouco de foco para chegar ao ponto G.”.[6]

Mauro Ferreira também para o G1 elogia: “Tantas cores e tanto canto cumprem a função de manter a aura hype em torno de Liniker Barros e os Caramelows.”.[7]

O álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa de 2019.[8]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Título Duração
1. "Brechoque"    
2. "Lava"    
3. "Beau"    
4. "De Ontem"    
5. "Boca"    
6. "Bem Bom" (feat. Mahmundi)  
7. "Calmô"    
8. "Textão"    
9. "Claridades"    
10. "Amarela Paixão"    
11. "Intimidade"    
12. "Gota"    
13. "Goela"    

Referências