Gruta dos Enxaréus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Galeão.

A Gruta dos Enxaréus, é uma formação geológica peculiar localizada no promontório da Ponta da Caveira, na costa Este, próxima à freguesia da Caveira, concelho de Santa Cruz das Flores, ilha das Flores, arquipélago dos Açores. Encontra-se a 1,5 milhas marítimas do Porto de Santa Cruz das Flores e a 3,5 milhas marítimas do Porto das Lajes das Flores, dentro das Coordenadas geográficas de Latitude 39º25.592'N e Longitude 31º08.298'W e dada a sua localização esta gruta só pode ser visitável de barco.

Esta gruta de origem vulcânica apresenta-se como uma grande cavidade situada sita na base da falésia, junto ao mar. Tem cerca de 50 metros de comprimento, 25 de altura e mais de 15 de profundidade, onde podem penetrar embarcações de médio porte.

Os fundos marítimos desta gruta e imediações do promontório onde se enquadra, incluindo os fundos do interior das fendas e de outras grutas localizadas no mesmo promontório são formados principalmente, por calhaus rolados, blocos rochosos basálticos e pequenas clareiras de areia. São povoadas por uma enorme variedade de algas que se espalham desde o fundo à parede rochosa circundante.

É possível observar nesta gruta uma grande variedade de vida marinha, sendo habitual a realização de mergulhos de observação desde junto à gruta como também ao longo da falésia e ao extremo do Ponta da Caveira.

A cota de profundidade tanto na gruta como na costa circundante é bastante o variável, dados os acentuados acidentes geológicos de origem vulcânica e também a variedade dos fundos que vão desde zonas de areias até a rochas basálticas de grande dimensão.

Assim, surgem profundidades da ordem dos 17 metros junto ao início da falésia do promontório aumentando a profundidade na direcção do Este, ao longo da parede rochosa que rapidamente chega a cota dos 25 metros.

História Gruta da Enxaréus[editar | editar código-fonte]

Esta formação geológica tem uma curiosa história que se inicia com o povoamento dos Açores, com as rotas comercias que passavam por estes mares ocidentais do arquipélago à socapa das naus da Carreira da Índia.

Foi assim durante séculos usada como esconderijo de piratas, corsários e contrabandistas, e é hoje uma das grandes atracções da ilha das Flores.

Faz parte dos roteiros turísticos da ilha, sendo possível lá chegar por barco.

Deve ter-se em atenção que por esta altura muitos dos homens da ilha do Corvo, ali mesmo ao lado, iam buscar parte dos seus rendimentos ao trabalho que faziam nas embarcações piratas e que certamente eram conhecedores das costas das ilhas.

Fauna Observável na gruta e suas imediações:

Fauna e flora observável[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]