Gustave de Molinari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gustave de Molinari
Gustave de Molinari
Nascimento 3 de março de 1819
Liège
Morte 28 de janeiro de 1912 (92 anos)
De Panne
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise
Cidadania Bélgica
Ocupação economista, filósofo, Editor-chefe, jornalista
Empregador(a) Academia Russa de Ciências
Escola/tradição Escola Liberal Francesa

Gustave de Molinari (3 de março de 1819 - 28 de janeiro de 1912) foi um economista nascido no Reino Unido dos Países Baixos e associado aos economistas adeptos do laissez-faire, tais como Frédéric Bastiat e Hippolyte Castille.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Durante toda sua vida, junto com outros economistas, Molinari defendeu a paz, o livre comércio, a liberdade de expressão, a livre associação (incluindo sindical) e todas liberdades negativas e opôs-se a escravidão, colonialismo, mercantilismo, protecionismo, imperialismo, nacionalismo, corporativismo, intervenção econômica, controle governamental das artes e educação e, em geral, tudo o que considerava ser restritivo da liberdade. Vivendo em Paris nos anos de 1840, entrou para a Free Trade League (Liga do Livre Comércio), animado por Frederic Bastiat. Em seu leito de morte em 1850 Bastiat descreveu Molinari como o continuador de seu trabalho.

Em 1849, imediatamente após a revolução do ano anterior, Molinari publicou dois trabalhos: um ensaio, The Production of Security (Da Produção de Segurança), e o livro, Les Soirées de la Rue Saint-Lazare, descrevendo como um livre mercado de justiça e proteção poderia vantajosamente substituir o estado. Em Les Soirées ele diz:

No prefácio da tradução para o inglês Murray Rothbard chamou - Da Produção de Segurança - de a primeira apresentação na história humana do que é agora chamado de anarco-capitalismo, apesar de admitir que Molinari não usou a terminologia, e que provavelmente teria recusado o termo. O economista austríaco Hans-Hermann Hoppe disse que o artigo de 1849 - Da Produção da Segurança - é provavelmente a mais importante contribuição a moderna teoria do anarco-capitalismo.

Nos anos de 1850 Molinari fugiu para a Bélgica para escapar das ameaças do imperador Napoleão III. Ele retornou a Paris nos anos de 1860 para trabalhar no influente jornal, Le Journal des Debats, que editou de 1871 a 1876. Molinari ainda editou Journal des Économistes, a publicação da sociedade de economia política francesa, de 1881 a 1909. Em seu livro de 1899 The Society of Tomorrow (A Sociedade de Amanhã), ele propôs um sistema federativo de segurança coletiva, e reiterou seu apoio a competição das agências privadas de defesa.

O túmulo de Molinari está em Paris no cemitério Père Lachaise.

Referências

  1. «Gustave de Molinari» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 20 de maio de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) economista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.