Henrique, Duque de Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique
Henrique, Duque de Parma
Chefe da Casa Ducal de Parma
Período 16 de novembro de 1907
a 16 de novembro de 1939
Antecessor Roberto I
Sucessor José
Regente Elias
Nascimento 13 de junho de 1873
  Castelo Wartegg, Rorschach, Suíça
Morte 16 de novembro de 1939 (66 anos)
  Pianore, Luca, Itália
Casa Bourbon-Parma
Pai Roberto I de Parma
Mãe Maria Pia das Duas Sicílias
Religião Catolicismo
Brasão

Henrique Maria Alberto Fernando Carlos Pio Luís Antônio (em italiano: Enrico Maria Alberto Ferdinando Carlo Pio Luigi Antonio di Bourbon-Parma; Rorschach, 13 de junho de 1873Pianoro, 16 de novembro de 1939) foi o Chefe da Casa Ducal e o pretendente ao extinto trono de Parma de 1907 sua morte em 1939. O primeiro filho do duque Roberto I de Parma e de sua primeira esposa, a princesa Maria Pia das Duas Sicílias.[1]

Foi declarado deficiente mental e a partir de 1907, ano da morte de seu pai, seu irmão Elias assumiu o cargo de chefe de família e dirigia a casa como vigário, embora Henrique continuasse sendo considerado pelos monarquistas como o herdeiro legítimo. Henrique morreu solteiro e sem descendência e o sucedeu como Chefe da Casa Ducal de Parma e pretendente ao trono, seu irmão José após sua morte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henrique nasceu no Castelo Wartegg em Rorschach, segundo filho sobrevivente de Roberto I, Duque de Parma e sua primeira esposa, a princesa Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias. Ele tinha dificuldades de aprendizagem e de 1907 (morte de seu pai), seu irmão Elias assumiu o papel de chefe de família e atuou como regente durante os seus e reina titulares seu irmão de José, embora Henrique continuou a ser considerado por legitimistas como Henrique de Parma. Henrique morreu em Pianore, perto de LucaItália, solteiro e sem filhos e foi sucedido como pretendente titular de Parma por seu irmão José após a sua morte.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Dinastia». www.borboneparma.it (em italiano). Consultado em 24 de maio de 2023