Igreja de São Martinho de Lordelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Igreja de Lordelo do Ouro)
Igreja de São Martinho de Lordelo
Apresentação
Tipo
Religião
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Igreja de São Martinho de Lordelo ou Igreja de Lordelo do Ouro[1], localiza-se na freguesia de Lordelo do Ouro, na cidade do Porto, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Situada na Rua das Condominhas, a construção da igreja foi iniciada em 1764, sobre uma capela mais pequena. A igreja, que esteve integrada no Padroado Real, só ficou completa em 1867, com a construção da torre sineira. As obras foram atrasadas compreensivelmente, quer pelas Invasões Francesas, quer pelo drama do Cerco do Porto.

O orago, São Martinho, está presente num nicho por cima da porta principal. Em 1888, a frontaria e as torres sineiras foram cobertas de azulejos, obra da já desaparecida Fábrica de Cerâmica de Massarelos. O corpo da igreja só viria a ser igualmente revestido em 1949, tendo sido ainda remodelado em 1982.[2]

Notas

  1. CARVALHO, Rosário. «Igreja de São Martinho de Lordelo». BG. IGESPAR. Consultado em 30 de janeiro de 2010 
  2. SERENO, Isabel / SANTOS, João (1994). «Igreja de São Martinho de Lordelo». SIPA. IHRU. Consultado em 30 de janeiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Martinho de Lordelo

Igreja de São Martinho de Lordelo na base de dados SIPA da Direção-Geral do Património Cultural

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.