Capela dos Pestanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Capela dos Pestanas.

A Capela dos Pestanas ou Capela do Divino Coração de Jesus é uma capela privada, de estilo neogótico, localizada na União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, na cidade do Porto.

História e arquitetura[editar | editar código-fonte]

A capela foi mandada construir por José Joaquim Guimarães Pestana da Silva e faz conjunto com o Palacete Pestana, nas proximidades. A construção iniciou-se no ano de 1878 e prolongou-se até 1890. O projeto de arquitetura, em estilo neogótico, é da autoria de José de Macedo Araújo Júnior; as estátuas no exterior, representando São José e São Joaquim foram esculpidas por António Soares dos Reis. O interior do templo foi decorado com vitrais e mobiliário litúrgico, do qual se destaca o altar-mor, proveniente da Casa Wilmotte de Lieja, que recebeu em 1885 a medalha de ouro na Exposição Universal de Antuérpia. A capela encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1996, principalmente por constituir um exemplar único da arte neogótica em Portugal. Contudo, entrou num ciclo de degradação e relativo abandono e já foi alvo de furtos e pilhagens.[1][2]

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Capela dos Pestanas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.