Império do Sol (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Empire of the Sun
No Brasil Império do Sol[1][2]
Em Portugal Império do Sol[3]
O Império do Sol[4]
 Estados Unidos
1987 •  cor •  154 min 
Direção Steven Spielberg
Roteiro Tom Stoppard
Menno Meyjes
Elenco Christian Bale
John Malkovich
Miranda Richardson
Ben Stiller
Joe Pantoliano
Género filme de drama
filme de guerra
filme de ação
filme biográfico
Idioma inglês · japonês · mandarim
Página no IMDb (em inglês)

Império do Sol (em inglês: Empire of the Sun) é um filme estadunidense de 1987, do gênero drama, dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado na autobiografia de J. G. Ballard.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme relata a história de um garoto inglês de onze anos de idade, que vive na cidade chinesa de Xangai com a sua família na aparente segurança do bairro diplomático. Com a invasão da China pelo Japão, em plena Segunda Guerra Mundial, no meio da confusão da multidão em fuga ele separa-se dos pais e acaba por ir parar a um campo de concentração japonês onde, para sobreviver, se vê obrigado a desenvolver uma série de artimanhas que vão das transações num improvisado mercado negro de alimentos e objectos pessoais à mediação de conflitos com os soldados japoneses.

Ao lado do campo de prisioneiros ocidentais existe uma pista de onde decolam "zeros" para as missões suicidas. Quando os aliados bombardeiam o aérodromo militar os guardas do campo vingam-se nos prisioneiros partindo os vidros das camaratas. Quando os japoneses se preparam para atacar os doentes da enfermaria o médico interpõe-se arriscando a própria vida que é salva pela intervenção do miúdo. A derrota do Japão aproxima-se, o campo é evacuado e os prisioneiros levados para Norte onde se pensa existirem alimentos. No caminho a mulher que protegeu o rapaz morre no momento em que se avista o clarão das explosões de Hiroshima e Nagasaki. No final o rapaz é encontrado pelos pais num orfanato para crianças ocidentais.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.