Isosporíase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Saúde.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

A isosporíase é uma doença causada pelo parasita unicelular coccidio Isospora belli. São ingeridos com comida ou água contaminadas. Infecta o lúmen do intestino, onde tem fases de reprodução assexuada, e sexuada, com produção de zigotos que saem com as fezes. Existe em todo o mundo. Em pessoas imunocompetentes causam gastroenterite (responsável por 5% dos casos), com diarreia de até 15 dias, dor abdominal, nauseas moderadas, sendo muitas vezes, assintomáticas. Em doentes com SIDA/AIDS causam diarréia abundante, febre, perda de peso e colecistite perigosas. O parasita é destruido com a associação de (Sulfametoxazol + Trimetropim) por 10 dias, com esquema profilático por mais 3 semanas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.