Ivi Adamou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ivi Adamou
Ήβη Αδάμου
Ivi Adamou
Ivi Adamou cantando em Växjö em 2012.
Informação geral
Nascimento 24 de novembro de 1993 (30 anos)
Local de nascimento Famagusta, Chipre
 Chipre
Gênero(s) Pop
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2009 - presente
Outras ocupações Cantor
Gravadora(s) Sony Music Entertainment

Ivi Adamou (em grego: Ήβη Αδάμου) (Ayia Napa, Famagusta, Chipre, 24 de Novembro de 1993) é uma cantora gréco-cipriota.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ivi Adamou ficou conhecida depois de sua participação na segunda série da versão grega do "The X Factor" 2009-2010 terminando em 6º lugar, onde esteve sob a orientação de Giorgos Theofanous. Após a sua participação no The X Factor, Adamou assegurou um contrato de gravação com a Sony e lançou o seu primeiro disco Kalokairi Stin Kardia em junho de 2010, que se tornou num disco de ouro.[1] Nesse mesmo ano, colaborou com o Lambrou Spiros Choir e lançou o EP férias "Christougenna Tin Me Ivi Adamou", lançado no estrangeiro com o título "Christmas with Ivi Adamou". Em Portugal vendeu mais de 50.000 unidades.

A sua poderosa voz e o piano, deram-lhe as competências adequadas para preencher as paredes de seu quarto com muitos primeiros prémios em festivais de música. Aos 9 anos de idade participou n uma competição local em Larnaka, Chipre e ganhou o primeiro lugar com a canção "Kaká paidia" (by Anna Vissi). Ela aponta Beyonce como sua maior influência, assim como Christina Aguilera e Whitney Houston.

Ivi Adamou foi escolhida internamente pela televisão nacional Cipriota para representar Chipre no Festival Eurovisão da Canção 2012, em Baku, Azerbaijão, onde terminou na 16º posição na final.[2]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Χρυσή η Ήβη Αδάμου!» (em grego). mad.tv. Consultado em 25 de dezembro de 2011 
  2. «Ivi Adamou to represent Cyprus in Baku» (em inglês). esctoday.com. Consultado em 25 de dezembro de 2011