Jaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jaque naval do Reino dos Países Baixos.
O atual jaque naval dos Estados Unidos, sendo içado no USS Kitty Hawk a 23 de dezembro de 2011
Jaque irlandês.

O jaque ou jaco constitui uma bandeira cerimonial destinada a ser içada na proa de um navio, por oposição à bandeira nacional ou pavilhão, que se destina a ser içada à popa. Os termos "jaque" e "jaco" derivam da palavra inglesa "jack", que, por sua vez se refere à Union Jack, a bandeira nacional e jaque naval do Reino Unido.[1] A maioria dos países tem apenas um único jaque nacional, normalmente para uso exclusivo dos navios de guerra (é o caso de Portugal ou do Brasil, onde é chamado "Bandeira do Cruzeiro"). No entanto, outros países podem ter vários jaques, para usos distintos. O Reino Unido e os Países Baixos possuem jaques civis, para uso em embarcações mercantes. Vários departamentos governamentais do Reino Unido têm jaques privativos para uso nas respetivas embarcações. As embarcações mercantes de alguns países içam como jaque, a bandeira das divisão administrativa (estado, província ou município) onde se o seu porto de armamento (é o caso da Alemanha ou, antigamente, de Portugal).

Uso[editar | editar código-fonte]

O jaque é arvorado num pequeno mastro localizado na proa de uma embarcação, designado "pau do jaque". Normalmente não é içado quando o navio se encontra navegar, mas apenas quando o mesmo se encontra fundeado ou quando o mesmo está embandeirado em arco por ocasiões especiais.

Formatos e desenhos[editar | editar código-fonte]

Os jaques são normalmente retangulares ou quadrados, sendo menores que a bandeira nacional. Os jaques de alguns países constituem uma versão menor da respetiva bandeira nacional ou uma reprodução do cantão da mesma. Outros países usam a mesma bandeira para todos os fins, incluindo como jaque, pavilhão civil e pavilhão de guerra. Alguns países que dipõem de pavilhão civil distinto do pavilhão de guerra, usam como o jaque o pavilhão civil. A versão quadrada da bandeira nacional é usada como jaque em alguns países. Um grande número de jaques mostram as armas nacionais dos respetivos países, quer ocupando a totalidade do pano do mesmo (como uma bandeira armorial) ou como um emblema disposto no seu centro. A maioria dos países dispõe de jaques com um desenho totalmente distinto das respetivas bandeiras nacionais, ainda que usando as mesmas cores, contendo símbolos nacionais os navais.

Bandeira de guerra como jaque[editar | editar código-fonte]

Países que usam a sua bandeira de guerra como jaque, normalmente içando uma versão menor daquela à proa.

Versão quadrada da bandeira nacional como jaque[editar | editar código-fonte]

Cantão da bandeira nacional como jaque[editar | editar código-fonte]

Armas nacionais como jaque[editar | editar código-fonte]

Bandeira nacional como jaque[editar | editar código-fonte]

Jaques de desenho especial[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Album des pavillons nationaux et des marques distinctives. National flags and distinctive markings, Service hydrographique et océanographique de la marine, Brest, 2000

Ver também[editar | editar código-fonte]

External links[editar | editar código-fonte]