Bandeira nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2014). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informações podem ser encontradas nos artigos correspondentes noutras línguas e também na página de discussão.
Nova tabela de emblemas nacionais de Johnson, publicado c. 1868. As grandes bandeiras mostradas nos cantos são a bandeira de 37 estrelas dos Estados Unidos (de 1867 a 1877), o Real Estandarte do Reino Unido, o Estandarte Imperial Russo e o tricolor francês com águia imperial embutida. Várias outras bandeiras hasteadas por navios são mostradas. A bandeira de Cuba é rotulada como "cubana (assim chamada)". O dragão chinês na bandeira da China foi desenhado erroneamente como um dragão ocidental.

Uma bandeira nacional é uma representação das cores que simboliza um país. A maior parte das bandeiras nacionais têm formato retangular, embora também existam bandeiras quadrangulares, triangulares ou outras formas mais complexas. A bandeira nacional é hasteada pelo governo de um país, mas geralmente também pode ser usada por cidadãos do país. Uma bandeira nacional é projetada com significados específicos para suas cores e símbolos. As cores da bandeira nacional podem ser usadas pelo povo de uma nação para mostrar seu patriotismo, ou parafernália relacionada que mostre que os símbolos ou cores da bandeira podem ser usados para esses propósitos.

O desenho de uma bandeira nacional pode ser alterado após a ocorrência de importantes eventos históricos. A queima ou destruição de uma bandeira nacional é um ato muito simbólico.

História[editar | editar código-fonte]

Historicamente, as bandeiras se originam como padrões militares, usados como sinais de campo. A prática de voar bandeiras indicando o país de origem fora do contexto da guerra tornou-se comum com a bandeira marítima, introduzida durante a idade da vela, no início do século XVII. As origens da bandeira da Union Jack datam de 1603, quando James VI da Escócia herdou os tronos ingleses e irlandeses (como James I), assim unindo as coroas da Inglaterra, Escócia e Irlanda em uma união pessoal (que manteve os estados separados). Em 12 de abril de 1606, uma nova bandeira para representar essa união real entre Inglaterra e Escócia foi especificada em um decreto real, segundo o qual a bandeira da Inglaterra (uma cruz vermelha sobre fundo branco, conhecida como Cruz de São Jorge), e a bandeira da Escócia, seriam unidas, formando a bandeira da Grã-Bretanha e primeiro Bandeira da União.

Com o surgimento do sentimento nacionalista a partir do final do século XVIII, as bandeiras nacionais também começaram a ser exibidas em contextos civis.[1] Notáveis ​​exemplos iniciais inclui a bandeira dos EUA, que foi adotada pela primeira vez como um estandarte naval em 1777, mas começou a ser exibido como um símbolo genérico dos Estados Unidos após a Revolução Americana, e a bandeira francesa, que se tornou um símbolo da [[Primeira República Francesa] na década de 1790.

A maioria dos países da Europa adotou uma bandeira nacional no decorrer do século 19 e início do século 20, muitas vezes baseada em bandeiras de guerra antigas (medievais). As especificações da bandeira da Dinamarca foram codificadas em 1748, com base em um projeto do século XIV.[2]

Bandeira nacional da Dinamarca, considerada a mais antiga em uso contínuo, desde 1219.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Flags" no Dicionário histórico da Suíça
  2. Dannebrog (em Danish). [S.l.]: Den Store Danske. 2014. Consultado em 13 de junho de 2014. Cópia arquivada em 14 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira nacional