Bandeira do Canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Canadá
Bandeira do Canadá
Aplicação
FIAV 111111.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 15 de Fevereiro de 1965
Cores
  Vermelho
  Branco

A Bandeira do Canadá (em inglês: Maple Leaf Flag; em francês: Unifolié) foi criada em 15 de fevereiro de 1965 - dia adotado para comemorar o Dia da Bandeira do país. Além disso, a bandeira foi criada também para celebrar o centenário do Canadá, que ocorreria em 1 de julho de 1967.

A criação da bandeira envolveu a participação de várias pessoas - Gunter Wyszechi, com a coloração, Jacques Saint Cyrile, com a folha de bordo estilizada, e George Bist com as proporções, foram os responsáveis pelo símbolo nacional, e membros de um comitê do Parlamento do Canadá, liderada pelo então primeiro-ministro canadense, Lester Bowles Pearson, defensor assíduo da nova bandeira canadense. O crédito da criação da bandeira é do comitê parlamentar.

A antiga bandeira do Canadá é a origem das atuais bandeiras de Ontário e de Manitoba - que mudaram suas bandeiras em 1967, cujos governos provinciais não aceitaram a nova bandeira nacional, mudando suas bandeiras como uma forma de protesto.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Folha de construção da bandeira do Canadá.

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 1:2. A bandeira apresenta um quadrado branco ao centro, com as laterais em vermelho. O centro do quadrado e da bandeira possui uma folha de bordo vermelho estilizada, com 11 pontas. As duas barras verticais vermelhas significam os oceanos Pacífico e Atlântico, a barra branca o território do Canadá enquanto que a folha estilizada representa as matas cobertas de bordo.

História[editar | editar código-fonte]

Folhas de bordo.

A bandeira real da união, chamada de Bandeira da União (ou, geralmente, Union Jack) no Reino Unido, foi usada como uma bandeira de jure até o adoção da bandeira atual em 1965. Remanesce a bandeira canadense oficial, sendo usada em determinadas ocasiões. Atualmente, os regulamentos definem que é necessária autorização federal para usar a Bandeira da União ao lado da Folha de Bordo, onde os arranjos físicos existem (isto é, um segundo mastro) nos seguintes dias: Dia da Commonwealth (a segunda segunda-feira em março), dia da Rainha Vitória (que é também o aniversário oficial dos Domínios do Canadá), e o aniversário do Estatuto de Westminster] (dezembro 11). A bandeira da União pode também ser usada no Memorial do Exército Nacional ou em outras posições durante os cerimoniais que honram a participação canadense com as forças de outras nações da Commonwealth durante épocas da guerra. A bandeira da folha do bordo precede sempre a Bandeira da União, a anterior que ocupa o lugar da honra. A bandeira da União é também parte das bandeiras provinciais de Ontário e de Manitoba, fazendo parte destas bandeiras. Uma versão modificada é usada na bandeira da Columbia Britânica. A bandeira de Terra Nova e de Labrador é uma versão estilizada da união jack. Diversos dos tenente-reguladores provinciais usaram anteriormente uma bandeira modificada da União como seu padrão pessoal, mas o Tenente-Regulador de Nova Escócia é único quem retem este design. A bandeira da União e a insígnia vermelha canadense são usados ainda às vezes no Canadá por grupos de veteranos e outros que continuam a assinalar a importância da herança britânica do Canadá e a conexão com a Commonwealth.

Outras bandeiras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.