Yellowknife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canadá Yellowknife

Sǫ̀mbak'è

City of Yellowknife

 
—  Cidade  —
Centro de Yellowknife
Centro de Yellowknife
Apelido(s): "YK", "The Knife", "The Blade"[1]
Lema: Multum In Parvo
(do latim: Muitas coisas em um pequeno lugar)
Yellowknife está localizado em: Territórios do Noroeste
Yellowknife
Localização de Yellowknife em Territórios do Noroeste
Coordenadas 62° 26' 32" N 114° 23' 51" O
País  Canadá
Território  Territórios do Noroeste
Fundação 1934
Incorporada em 1 de Janeiro de 1970
Administração
 - Prefeito Mark Heyck
 - Órgão governante Conselho Municipal de Yellowknife
Área
 - Cidade 136,22 km²
 - Urbana 13.09 km²
População (2011) [2]
 - Cidade 19 234
    • Densidade 141,2 hab./km²
 - Urbana 18 352
    • Densidade urbana 1 402 hab./km²
Gentílico: Yellowknifer
Informações
Fuso horário -7/-6 (UTC)
Código postal X1A
Código de área 867
Sítio www.yellowknife.ca

Yellowknife é a capital e única cidade, bem como a maior comunidade dos Territórios do Noroeste, no Canadá. Ela está localizada na costa norte do Grande Lago do Escravo, cerca de 400 km (250 milhas) ao sul do círculo polar ártico, no lado oeste de Yellowknife Bay, perto da saída do Rio Yellowknife. A cidade de Yellowknife e seus corpos de água circundantes, foram renomeados após uma tribo local de língua Dene uma vez conhecida como os "índios Yellowknife ou '' índios cobre" ou (agora referidos localmente como os Yellowknives Dene) que trocaram ferramentas compostas de cobre dos depósitos de cobre perto da Costa do Ártico. A população atual é etnicamente mista. Das onze línguas oficiais dos Territórios do Noroeste, cinco são falados em números significativos. Em Yellowknife são faladas as línguas: Dene, Suline, Dogrib, e ao norte e sul de Slavey, inglês e francês. Na linguagem Dogrib, a cidade é conhecida como: Sǫmbak'è (Som-ba Kay) traduzido na língua portuguesa como ("onde está o dinheiro")[3][4].

A incorporação de Yellowknife é considerada como tendo sido fundada em 1934,[5] após ter sido encontrado ouro na área, embora a atividade comercial na área da zona portuária não ter começado até 1936. Yellowknife rapidamente se tornou o centro da atividade econômica nos territórios do noroeste, e foi nomeada a capital dos Territórios em 1967. Como a produção de ouro começou a diminuir, Yellowknife deixou de ser uma cidade mineira e tornou-se um centro de serviços do governo na década de 1980. No entanto, com a descoberta de diamantes no norte de Yellowknife em 1991,[6] essa mudança reverteu-se e Yellowknife tornou-se uma cidade mineira novamente.

Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Yellowknife

Referências

  1. City of Yellowknife (Northwest Territories)
  2. "Population and dwelling counts, for population centres, 2011 and 2006 censuses". Statistics Canada. Acessado em 20 de Janeiro de 2014.
  3. «Yellowknife Visitors Guide» (PDF). Yellowknifer. Consultado em 25 de março de 2009. Cópia arquivada (PDF) em 28 de setembro de 2007 
  4. «Northwest Territories Official Community Names and Pronunciation Guide». Prince of Wales Northern Heritage Centre. Consultado em 1 de janeiro de 2016 
  5. About Yellowknife
  6. «About yellowknife». "City of Yellowknife". Consultado em 25 de agosto de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um local dos Territórios do Noroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Flag of Canada

Capitais das províncias e territórios do Canadá

Províncias
Victoria | Edmonton | Regina | Winnipeg | Toronto | Quebec | Fredericton | Charlottetown | Halifax | St. John's
Territórios
Whitehorse | Yellowknife | Iqaluit