Bandeira da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira da República Popular da China
Bandeira da República Popular da China
Aplicação
Proporção 2:3
Adoção 27 de Setembro de 1949
Cores
  Vermelho
  Amarelo
Tipo nacionais

A bandeira nacional da República Popular da China, também conhecida como Bandeira Vermelha de Cinco Estrelas,[1] é vermelha com cinco estrelas amarelas no canto superior esquerdo. Todas as estrelas são de cinco pontas, sendo que a estrela maior simboliza o PCC (Partido Comunista da China), e as quatro menores estrelas simbolizam o povo chinês. A relação das estrelas significa a união popular sob o comando do PCC. A cor vermelha da bandeira simboliza a revolução de 1949, e a cor amarela das estrelas é para destacar a claridade da terra vermelha.

Outras bandeiras usadas na República Popular da China usam um fundo vermelho para simbolizar a revolução em conjunto com outros símbolos. A bandeira do Exército Popular de Libertação usa a estrela dourada com os caracteres chineses 8-1 (para 1º de agosto, a data da fundação do EPL). A bandeira do Partido Comunista da China substitui todas as estrelas pelo emblema do partido. Devido a regulamentações governamentais, as cidades e províncias da China não podem ter suas próprias bandeiras; as únicas bandeiras subnacionais que existem são as das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau.

Bandeiras Históricas[editar | editar código-fonte]

Bandeiras militares[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 马全洲; 周凯军 (1 de setembro de 2004). Stories About the National Flag, Emblem and Anthem. Beijing, China: People's Liberation Army Publishing House. p. 1. ISBN 978-7-5065-5729-0 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da China
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.