Jardim Itatinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jardim Itatinga é um bairro da cidade brasileira de Campinas. Localiza-se na região sudoeste do município, na confluência das rodovias Santos Dumont e Bandeirantes, tendo ao norte o Jardim Maria Rosa, a leste o Jardim Nova Mercedes e a oeste, a pouco menos de 0,5 km e do outro lado da SP-348, está o DIC IV. O bairro é conhecido por abrigar uma grande zona de prostituição[1].

História[editar | editar código-fonte]

O bairro surgiu antes da década de 1960, numa área que pertencia a uma fazenda de café chamada Pedra Branca, de onde originou-se o nome do bairro: na língua tupi, ita significa "pedra" e tinga, "branca"[1]. Entretanto, nessa década a região tornou-se uma zona de prostituição, quando recebeu os estabelecimentos e as pessoas envolvidas nessa atividade[2], expulsos da Região Central e do bairro Taquaral, bairro ainda pouco habitado que concentrava parte da atividade de prostituição desde a década anterior[3].

Sub-bairros[editar | editar código-fonte]

Pelo fato de Campinas não ter delimitação legal de bairros, há bairros compreendidos dentro de outros maiores, tais como o Parque São Paulo, no extremo sul do Jardim Itatinga, junto à confluência das rodovias.

Vias do bairro[editar | editar código-fonte]

  1. Rua Anna Maria Marques
  2. Rua Barra do Turvo
  3. Rua Buritizal
  4. Rua Cabrália
  5. Rua Caiuá
  6. Rua Campos Novos
  7. Rua Corumbataí
  8. Rua Dracena
  9. Rua Eldorado
  10. Rua Guaiçara
  11. Rua Indiaporã
  12. Rua Itapevi
  13. Rua Mairinque
  14. Rua Miguel Martines Lopes
  15. Rua Pacaembu
  16. Rua Três
  17. Rua Urupês

Referências

  1. a b STEGANHA, Roberta (12 de setembro de 2015). «Itatinga é único bairro planejado para prostituição no país, diz pesquisadora». G1 Campinas. Consultado em 12 de setembro de 2015 
  2. Corpo e Cidade: uma pequena etnografia da prostituição em Campinas (SP) HELENE, Diana. Urbanitas, ano 5, vol. 5, n. 7, jul. 2008, acesso em 3 de agosto de 2009.
  3. Zona de Prazeres - O confinamento da prostituição no Jd. Itatinga BAHIA, Karolina; LUIZARI, Larissa e FARIA, Nara. 2003. Acesso em 3 de agosto de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.