Ponte Preta (Campinas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Câmara Municipal de Campinas, localizada na Avenida da Saudade.
Ponte que deu origem ao nome do bairro.

Ponte Preta é um bairro da Região Sul e próximo ao Centro de Campinas. O bairro também está perto do estádio Moisés Lucarelli, pertencente à Associação Atlética Ponte Preta (AAPP) também conhecido por "Majestoso". Ao norte está o Centro, a leste está o Jardim Proença, a sudeste a Vila Joaquim Inácio, ao sul a Vila Marieta, a sudoeste o Jardim Leonor e a noroeste a Vila Industrial.

O nome Ponte Preta se deve à existência da ponte construída no final do século XIX para ligar a cidade (então composta do atual Centro e mais poucos bairros) à região do Cemitério da Saudade. Como nessa época os trens ainda eram movidos a vapor, a fumaça expelida manchava as construções sob as quais passava. Por esta razão, usou-se alcatrão (material de cor preta) no revestimento da ponte[1]. Isto marcou a construção e serviu de inspiração para a fundação do clube, em 11 de agosto de 1900[2].

Bairros dentro da Ponte Preta[editar | editar código-fonte]

Em função do fato de Campinas não ter delimitação legal e precisa dos bairros, há bairros que são desconhecidos da população em geral, em função de seu pequeno tamanho:

  1. Vila Elza - Parte localizada entre a Rua da Abolição (até a Av. Ângelo Simões) e a linha do trem , com o Jardim Proença do outro lado.
  2. Vila Meirelles - Parte localizada entre a Rua da Abolição (a partir da Av. Ângelo Simões) e a linha do trem , com o Estádio "Majestoso" do outro lado.

ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, Juliana. «Abolição relembra discriminação com os negros no país». EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas. Consultado em 14 de fevereiro de 2014 
  2. «Ponte Preta, o primeiro time do Brasil». Associação Atlética Ponte Preta - página oficial. Consultado em 13 de fevereiro de 2014