Jimmy Eat World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jimmy Eat World

Jimmy Eat World em 2018
Informação geral
Origem Mesa, Arizona
País Estados Unidos
Gênero(s)
Período em atividade 1992 – atualmente
Gravadora(s) Interscope Records
DreamWorks Records
Capitol Records
RCA Records
Integrantes Jim Adkins
Tom Linton
Rick Burch
Zach Lind
Página oficial http://www.jimmyeatworld.net

Jimmy Eat World é uma banda americana de rock formada em 1992.[5][6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado no começo dos anos 90, lança seu álbum de estréia, auto-intitulado, via gravadora independente Wooden Blue Records. A repercussão é mínima, principalmente pela sonoridade ainda não muito bem definida, um híbrido entre o hardcore, o emo e o indie rock. Jimmy Eat World se apresentou no casamento de Tom DeLonge, guitarrista e vocalista do Blink-182, também guitarrista e vocalista do Angels and Airwaves.

Já, em 1996 o grupo encontra seu direcionamento musical e lança o álbum Static Prevails, via Capitol Records. Segundo o vocalista Jim Adkins, em uma nota no fórum da banda, eles não se consideram uma banda emo. A banda conseguiu grande notoriedade na cena indie, e assim sendo, lançou dois discos de forma independente: 'Singles - compilação de todos os singles do início da carreira - e um split EP com o grupo de pop-rock Jebediah, ambos lançados pelo selo independente Big Wheel Creation.

Em fevereiro de 1999 é lançado Clarity, no qual havia uma canção de 16 minutos de duração. O disco não emplaca no mainstream, porém no underground a banda caminha para os mais altos patamares que uma banda pode chegar. Como a Capitol Records não dava muita atenção à banda[carece de fontes?], o Jimmy Eat World larga a Capitol Records e é contratado pela Dreamworks, gravadora de propriedade do cineasta Steven Spielberg e casa de bandas como Papa Roach e AFI.

Agora, dentro de uma major, o grupo lança em 2001 o álbum Bleed American, com canções como "Sweetness", "A Praise Chorus" e "The Middle" - esta última, música de trabalho do disco. Na época dos atentados de 11 de setembro ao World Trade Center, o título do disco (que significa algo como "Sangrem, Americanos") foi retirado da arte da capa, fazendo assim o CD ser conhecido como Self-Titled.

Três alguns depois, (o último em 2013), a banda se reune novamente em novembro de 2015, junto com o produtor Justin Meldal-Johnsen [Paramore, M83], para gerar ideias que em outubro de 2016, pela RCA Records, lançou o álbum Integrity Blues, com o single "Sure and Certain".

A banda veio pela primeira vez ao Brasil fazer show no festival Lollapalooza, em março de 2017.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Jimmy Eat World

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Powerstation (2011). «JIMMY EAT WORLD». The Powerstation. The Powerstation. Consultado em 20 de agosto de 2012 
  2. Leahey, Andrew. «Biography: Jimmy Eat World». Allmusic. Consultado em 24 de outubro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jimmy Eat World
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.