Joos van Cleve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joos van Cleve
Nascimento 1485
Cleves
Morte 1540
Antuérpia
Cidadania Países Baixos do Sul
Progenitores Pai:Willem van Cleve the Elder
Filho(s) Cornelis van Cleve
Ocupação pintor
Magnum opus Portrait of a man, Q3937739, Portrait of a man and his wife

Joos van Cleve (ou Joost e van Beke) (Cleves, c. 1485Antuérpia, 1540) foi um pintor flamengo. Ele é conhecido por combinar técnicas de pintura tradicional dos Países Baixos com influências mais contemporâneas de estilo renascentista. [1]

Ativo principalmente na Antuérpia entre os anos 1515-1530, Joos van Cleve é conhecido principalmente por seus retratos e suas pinturas de cunho religioso. Dentre suas obras mais conhecidas estão os retratos de Francisco I e de Eleonora de Absburgo, Rei e Rainha de França .

Colaborou em alguns trabalhos com Joachim Patinir.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Joos van Cleve nasceu em torno de 1485, embora não se tenha registro exata do local de seu nascimento. Em diversos registros legais da Antuérpia se referem à ele como 'Joos van der Berke alias van Cleve', sendo que seu último nome seria derivado de uma cidade chamada Kleve.

Seu treinamento artístico começou em torno de 1505 em uma oficina administrada por Jan Joest, quem ajudou na pintura dos painéis do alto altar para os Nikolaikirche em Kalkar, na Alemanha.[2]

Acredita-se que Joos van Cleve se mudou para Bruges entre 1507 e 1511, já que seu estilo é muito similar ao dos pintores da cidade[3]. Depois, ele teria se mudado para Antuérpia e se tornado um grã-mestre da Guilda de São Lucas na Antuérpia em 1511. Ele foi um dos co-orientadores do grupo por muitos anos em torno de 1520, ao mesmo tempo que treinava aprendizes entre 1516 e 1536[4].

Ele teve dois filhos originados de seu primeiro casamento, uma menina e um menino. Seu filho Cornelis também se tornou pintor.

Embora sua data de morte seja desconhecida, Joos van Cleve escreveu seu testamento em 10 de novembro de 1540 e sua segunda esposa foi registrada como viúva em abril de 1541.[4]

Obras[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Joos van Cleve

Referências

  1. Rijksmuseum: Joos van Cleve
  2. HAND, John Oliver. "Cleve, van (i). Grove Art Online. Oxford Art Online. Oxford University Press - 25 de março de 2015.
  3. Instituto Holandês de História da Arte. (em holandês)
  4. a b CAMPBELL, Lorne. "The fifteenth century Netherlandish paintings: National Gallery catalogues."
    Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.