José Viana dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Viana
Vereador Porto VelhoPorto Velho
Período 1977-1983
Deputado federal  Rondônia
Período 1987-1991
Dados pessoais
Nascimento 9 de junho de 1928 (93 anos)
Brotas de Macaúbas, BA
Alma mater Escola Técnica de Comércio Frederico Glozanan
Cônjuge Idália Viana de Oliveira
Partido MDB, PMDB, PMN, PL, PTB
Profissão técnico em contabilidade, funcionário público

José Viana dos Santos (Brotas de Macaúbas, 9 de junho de 1928) é um técnico em contabilidade, funcionário público e político brasileiro que foi deputado federal por Rondônia.[1]

Dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Filho de Miguel Viana dos Santos e Ana Rita de Oliveira. Chegou a São Paulo em 1949 e formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Frederico Glozanan em 1954, ano em que seguiu para Mato Grosso e em Nortelândia foi notário, escrivão e delegado de polícia e ao mudar para Dom Aquino abriu um escritório de contabilidade. Detido para averiguações no 16º Batalhão de Caçadores em Cuiabá após o Regime Militar de 1964 foi liberado sem ressalvas indo trabalhar em Jaciara.

Chegou a Rondônia em 1972 fazendo militância política no MDB e em 1976 foi eleito vereador em Porto Velho. Com o retorno ao pluripartidarismo ingressou no PMDB e embora tenha perdido a eleição para prefeito de Ji-Paraná em 1982, conseguiu ser eleito deputado federal por Rondônia em 1986 atuando na Assembleia Nacional Constituinte responsável pela Constituição de 1988.[2] Derrotado ao tentar a reeleição pelo PMN em 1990, retornou ao PMDB por algum tempo e militou ainda no PL e PTB. Assessor da prefeitura de Ji-Paraná e da Assembleia Legislativa de Rondônia, aposentou-se em 1998.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.