Ladies in Lavender

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ladies in Lavender
O Amor Não Escolhe Idades (PRT)
O Violinista que Veio do Mar (BRA)
 Reino Unido
2004 •  cor •  104 min 
Direção Charles Dance
Roteiro Charles Dance
Livro: William J. Locke
Elenco Judi Dench
Maggie Smith
Daniel Brühl
Natascha McElhone
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Ladies in Lavender (Br: O Violinista que Veio do Mar; Pt: O Amor Não Escolhe Idades) é um filme de drama inglês de 2004 que tem o roteiro adaptado do conto do consagrado escritor William Locke com direção do veterano ator Charles Dance.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 1936 as, já idosas, irmãs Janet (Maggie Smith) e Ursula (Judi Dench), vivem em uma velha casa na pequena vila em Cornwall, no sudoeste da Inglaterra. Após uma tempestade violenta perto da praia, elas encontram um jovem ferido chamado Andrea (Daniel Brühl) – provavelmente sobrevivente de um naufrágio - levam-no para sua casa e cuidam para que se recupere. Descobrem que ele não fala nenhuma palavra em inglês, mas é um talentoso violinista polonês que queria emigrar para os Estados Unidos. As duas irmãs se enamoram dele, o que conduz a uma rivalidade de quase possessiva tutela. Ele lembra Janet do amor que ela perdeu, quando o marido foi morto na I Guerra Mundial, e desperta em Ursula sentimentos românticos que ela nunca tinha sentido.

Em férias na vila, a artista russa Olga Daniloff (Natascha McElhone), ouve Andrea ao violino e escreve ao seu irmão,o famoso violinista e maestro Boris Daniloff, sobre seu talento. Com o passar dos dias, a amizade entre Olga e Andrea se estreita e ela convence o irmão de ouví-lo em Londres. Embora Andrea se preocupe profundamente com as irmãs que o trataram tão bem, reconhece que esta é uma chance de iniciar sua carreira profissional, viaja com Olga sem se despedir de Janet e Ursula. Mais tarde ele lhes envia uma carta, juntamente com um retrato seu pintado por Olga, agradecendo-lhes por terem-lhe salvo a vida. As irmãs viajam à Londres para assistir Andrea na sua primeira apresentação pública como violinista solista da orquestra de Boris.

Notas da produção[editar | editar código-fonte]

O título é um jogo de palavras com a frase “Lace in Lavender” (renda em lavanda), refere-se ao costume de aspersão lavanda seca entre roupas guardadas para mantê-las cheirosas.

Na história original de William J. Locke, publicada em 1916, as irmãs Janet e Ursula nunca mais ouvem falar de Andrea depois que ele parte para Londres.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Duração: 103 minutos

Origem: 12 de novembro de 2004, Reino Unido e 29 de abril de 2005 EUA

Distrubuidora: Lakeshore International

Direção: Charles Dance

Produção: Nicolas Brown, Elizabeth Karlsen, Nik Powell

Música: Nigel Hess

Fotografia: Peter Biziou

Elenco: Judi Dench, Maggie Smith, Natascha McElhone, Daniel Brühl, Miriam Margolyes, Freddie Jones, David Warner

Investimento: U$20,439,793

Referências[editar | editar código-fonte]