Terra dos Faraós

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Land of the Pharaohs)
Land of the Pharaohs
Terra dos Faraós (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1955 •  cor •  105 min 
Direção Howard Hawks
Roteiro Harold Jack Bloom
William Faulkner
Harry Kurnitz
Elenco Jack Hawkins
Joan Collins
Género drama, épico
Idioma inglês

Terra dos Faraós[1][2][3] (em inglês: Land of the Pharaohs) é um filme de drama épico dos Estados Unidos de 1955, realizado por Howard Hawks.

O filmes chegou a ser proibido no Egito, pois o enredo sugere que os judeus é que construíram as pirâmides.[2]

Resumo[editar | editar código-fonte]

No Antigo Egito um faraó (Jack Hawkins), ao regressar de uma conquista vitoriosa, decide começar a construir uma pirâmide enorme, onde quer ser enterrado juntamente com seu tesouro, que segundo a sua crença espera viver uma segunda vida. Para garantir que nada será roubado ele aceita a ideia de um arquitecto seu, que é igualmente seu prisioneiro, juntamente com o restante povo.

Eles acabam por fazer um acordo, em que consiste em construir essa magnífica pirâmide e os prisioneiros serão libertados pouco a pouco durante a sua construção. Mas a obra acaba por demorar mais, e assim o faraó vai cobrar mais impostos dos territórios conquistados para poder erguer a sua gigantesca pirâmide. A província de Cipros não manda nenhum imposto a não ser uma linda princesa (Joan Collins).

O faraó acaba por se casar com ela, que se torna a segunda mulher. Mais tarde, ao ver os tesouros do faraó, ela acaba por seduzir o guarda do tesouro e começa a preparar uma maneira de ser a nova rainha do Egito e ficar com todo aquele ouro e mandar no reino. Para isso a princesa mata a rainha, e como tal, passa a ser ela a única mulher do faraó. E para ser a única a governar o Egito, manda um escravo matar o Faraó, mas não consegue. Quando o Faraó se apercebe que foi a princesa já estava fraco e acaba por morrer. A princesa alegrou-se, pensando que ia ser rainha, mas só passado trinta dias poderia ser. Quando foi feito o funeral do faraó, foram até à pirâmide a princesa, o sacerdote e alguns guardas que a tramaram e acabaram por morrer todos dentro do túmulo fechado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. «Terra dos Faraós». no CineCartaz (Portugal) 
  2. a b EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo: Global Editora. p. 190 
  3. Terra dos Faraós no CinePlayers (Brasil)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.