Howard Hawks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Howard Hawks
Nome completo Howard Winchester Hawks
Outros nomes Howard Hawks
Nascimento 30 de Maio de 1896
Goshen,  Indiana
 Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Morte 26 de dezembro de 1977 (81 anos)
Palm Springs,  Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Diretor
Produtor
Roteirista
Escritor
Cônjuge Athole Shearer (1928 - 1940)

Nancy Gross (1941 - 1949)
Dee Hartford (1953 - 1959)

Oscares da Academia
Oscar Honorário
1975 - Prêmio Honorário
IMDb: (inglês)

Howard Winchester Hawks (Goshen, Indiana, 30 de Maio de 1896Palm Springs, Califórnia, 26 de Dezembro de 1977) foi um cineasta, realizador, produtor e escritor da era clássica do cinema de Hollywood.

Hawks ficou conhecido pela sua versatilidade como realizador, tendo sido autor de comédias, dramas, westerns ou épicos sempre com o mesmo nível de qualidade e talento. Fez 42 filmes mas jamais ganhou um Óscar. Antes de estrear na direção em 1942 com "O Caminho da Glória", foi motorista de caminhão, piloto, ascensorista, montador de películas e roteirista.

O crítico Leonard Maltin considerou Hawks como "o maior realizador americano cujo nome não é a marca de um electrodoméstico". De fato, ainda que a sua obra não seja tão valorizada quanto a de Ford, Welles, Hitchcock, Chaplin, Fellini, Kubrick, Kurosawa, Bergman, Truffaut, Godard, Allen, Spielberg e Eisenstein, continua, ainda assim, a ser um dos maiores vultos do cinema mundial e um dos mais amados pelos cinéfilos.

Hawks tinha tendência a inventar histórias sobre o negócio cinematográfico, de forma a inflacionar as suas próprias contribuições na sétima arte. Uma destas histórias sustentava que, em conversa com Ernest Hemingway, lhe tinha dito que conseguiria fazer um bom filme com o pior que Hemingway alguma vez tivesse escrito. O escritor terá desafiado Hawks a realizar um filme baseado em To Have and Have Not (Ter ou não ter) - um dos grandes clássicos de Hawks.

Ele morreu aos 81 anos em virtude de uma violenta queda sofrida em sua própria casa.

Pelas suas contribuições para a indústria cinematográfica, Howard Hawks tem a sua estrela no passeio da fama em 1708 Vine Street.

Foi um dos cineastas juntamente com D.W. Griffith, Charles Chaplin, Satyajit Ray e Vincente Minnelli, a ser homenageados por Jean-Luc Godard em O Desprezo.

Filmografia (realizador)[editar | editar código-fonte]

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Realizador, por "Sergeant York" (1941).
  • Ganhou em 1975, um Óscar honorário concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]