Adolph Zukor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Adolph Zukor
(1921)
Nome completo Adolph Cukor
Nascimento 7 de janeiro de 1873
Ricse, Borsod-Abaúj-Zemplén,
 Hungria
Nacionalidade Hungria Estados Unidos húngaro-americano
Morte 10 de junho de 1976 (103 anos)
Los Angeles, Califórnia,
 Estados Unidos
Ocupação Produtor de cinema, Fundador e presidente da Paramount
Cônjuge Lottie Kaufman (18971956)
Oscares da Academia
Oscar Honorário
1949
IMDb: (inglês)
Zukor, na Paramount em seus primórdios.

Aldolph Cukor, mais conhecido como Adolph Zukor (Ricse, 7 de janeiro de 1873 - Los Angeles, 10 de junho de 1976) foi um produtor de cinema dos Estados Unidos da América de origem húngara.

Foi o fundador dos estúdios da Paramount Pictures em maio de 1912, um dos principais estúdios de cinema do mundo. Em 1949, recebeu um Oscar honorário.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Zukor nasceu de um judeu de família em Ricse , Hungria , que era então uma parte do Império ustro-Húngaro império. Em 1889, com a idade de 16, ele emigrou para os Estados Unidos . Como a maioria dos imigrantes, começou modestamente. Quando ele desembarcou pela primeira vez em Nova York, ficou com sua família e trabalhava em uma tapeçaria loja. Um amigo arranjou-lhe um emprego como aprendiz em um peleiro .

Zukor ficou lá por dois anos. Quando ele saiu para se tornar um "contrato" de trabalho, costurar pedaços de pele e vendê-los a si mesmo, ele tinha dezenove anos de idade e um designer talentoso. Mas ele era jovem e aventureiro, e de 1893 Columbian Exposition em Chicago , que comemora a descoberta da América por Colombo, o levou para o Centro-Oeste. Uma vez lá, ele começou um negócio de peles. Na segunda temporada de operação, a Companhia Zukor Fur novidade expandido para 25 homens e abriu uma filial.

Historiador Neal Gabler escreveu "uma das falácias mais difíceis da história do cinema é que os homens que criaram a indústria do cinema eram todos jovens empobrecidos vulgares .... Zukor claramente não se encaixam nesse perfil. Em 1903 , ele já olhou e viveu como um jovem rico burguês , e ele certamente ganhou a renda de um. Ele tinha um apartamento espaçoso na Rua 111 com a Sétima Avenida, em Nova Iorque, na seção alemã-judia rica".

Em 1918, mudou-se para New Cit, no condado de Rockland, Nova York , onde comprou 300 hectares de terra de Lawrence Abraão , herdeiro das Lojas A & S Departamento. Abraão já tinha construído uma casa bastante grande, um campo de golfe de nove buracos e uma piscina no estabelecimento. Dois anos depois, Zukor comprou um adicional de 500 hectares, construiu uma casa noturna, casa de hóspedes, sala de cinema, vestiário, estufas, garagens, pessoal trimestres e contratou o famoso arquitecto de golfe AW Tillinghast para construir um campo de golfe de 18 buracos de campeonato. Hoje, Zukor propriedade é um clube privado conhecido como Paramount Country Club .

Filme precoce[editar | editar código-fonte]

Ele se envolveu no filme indústria, quando em 1903 o seu primo, Max Goldstein se aproximou dele para um empréstimo. Mitchell Mark precisava de investidores para expandir a sua cadeia de teatros semelhantes que tinham começado em Buffalo, Nova York , com Edisonia Câmara . O salão de jogos eletrônicos, a Companhia Vaudeville automática na 14th Street em Nova York foi a característica de Thomas Edison 's maravilhas: fonógrafos, luzes elétricas e imagens em movimento. Zukor não só deu Goldstein o dinheiro, mas insistiu em formar uma parceria para abrir um outro. Outro parceiro no empreendimento foi Marcus Loew .

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]

Em 1912 , Adolph Zukor estabelecido Film Company famosos jogadores - publicidade "jogadores famosos em jogos famosos" - como a empresa de distribuição americana para o francês produção cinematográfica Les Amours de la Reine Elisabeth , estrelado por Sarah Bernhardt . No ano seguinte, obteve o apoio financeiro dos irmãos Frohman , os poderosos empresários de teatro de Nova Iorque. Seu objetivo principal era trazer atores de teatro anotados para a tela e Zukor passou a produzir O Prisioneiro de Zenda ( 1913 ). Ele comprou um arsenal na 26th Street em Manhattan, e converteu-o em Chelsea Studios , um estúdio de cinema que é usado ainda hoje.

Paramount Pictures

O estúdio evoluiu para Famous Players-Lasky com o co-produtor Jesse L. Lasky e Paramount Pictures , da qual foi presidente até 1936 , quando ele foi elevado a presidente do conselho. Ele revolucionou a indústria cinematográfica por organizar a produção, distribuição e exibição dentro de uma única empresa. Zukor foi um diretor e produtor. Ele se aposentou da Paramount Pictures em 1959 e, posteriormente, assumiu status residente Emérito, cargo que ocupou até sua morte, com a idade de 103 em Los Angeles .



Fonte: https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=Adolph+Zukor&oq=Adolph+Zukor&gs_l=hp.12...3192.3192.1.4860.1.1.0.0.0.0.385.385.3-1.1.0...0.0...1c.ElYrI4FAgSk&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.1355534169,d.eWU&fp=8fdbf1a708084272&bpcl=40096503&biw=1024&bih=605


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Adolph Zukor