Laurence Sterne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laurence Sterne
Laurence Sterne, Joshua Reynolds, 1760
Nascimento 24 de novembro de 1713
Clonmel, Irlanda
Morte 18 de março de 1768 (54 anos)
Londres, Inglaterra
Nacionalidade Irlandês
Ocupação escritor

Laurence Sterne (Clonmel, Irlanda, 24 de novembro de 1713Londres, 18 de março de 1768) foi um escritor e clérigo anglicano irlandês, famoso pelo seu romance A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy.

Aos dez anos de idade, Sterne foi mandado para Halifax, na Inglaterra, para estudar. Anos mais tarde, estudou no Jesus College (Cambridge) e se tornou pastor da Igreja Anglicana em Yorkshire, eventualmente se tornando pastor remunerado da Catedral de York em 1733. O bisavô de Sterne fora ordenado arcebispo de York em 1664.

"A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy" foi originalmente publicado em vários volumes, os dois primeiros aparecendo em 1759, e os demais no decorrer dos dez anos seguintes. Controverso, o livro teve reações dissonantes entre os escritores da época, mas o humor grosseiro foi bem aceito pela sociedade londrina. Hoje, o livro é tido como precursor do fluxo de consciência.

Mais tarde, Sterne publicou "Jornada Sentimental pela França e Itália" (1768) baseado em suas viagens pela Europa devido à tuberculose, além de diversos sermões.

"Tristram Shandy" faz uso de técnicas hostis ao leitor, como sequências de dezenas de asteriscos e páginas em branco. Unidos a esses elementos, com a falta de consistência do enredo e a ausência de uma conclusão satisfatória, Sterne consegue o efeito de paródia do (então recente) romance como forma literária.

De especial interesse para leitores de língua portuguesa, "A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy" teve influência decisiva na obra de Machado de Assis, influência admitida livremente em Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Sterne morreu em Londres. Seu corpo foi roubado após a morte, tendo sido assunto de uma aula de anatomia em Cambridge, antes de ser devolvido ao túmulo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Laurence Sterne

Textos on-line da obra de Sterne: