Laurentina dos Países Baixos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laurentina
Princesa dos Países Baixos
 
Cônjuge Constantino dos Países Baixos
Descendência Eloísa de Orange-Nassau,
Claus-Casimiro de Orange-Nassau,
Leonor de Orange-Nassau,
Casa Orange-Nassau
Nome completo
Petra Laurentien Brinkhorst
Nascimento 25 de maio de 1966 (50 anos)
Leida, Países Baixos
Pai Laurens Jan Brinkhorst
Mãe Jantien Brinkhorst-Heringa

Laurentina dos Países Baixos (nascida Petra Laurentien Brinkhorst; Leida, 25 de maio de 1966) é a esposa do príncipe Constantino, o terceiro filho da rainha Beatriz dos Países Baixos e de Claus von Amsberg.

Família e educação[editar | editar código-fonte]

Laurentina Brinkhorst, nascida em Leida, é filha do ministro holandês de Relações Econômicas, Laurens Jan Brinkhorst, e de sua esposa, Jantien Brinkhorst-Heringa. Ela tem um irmão caçula, Marius.

Laurentina começou seus estudos em Groningen. Sua família mudou-se para Haia quando terminou sua educação primária. Ela passou quatro anos em Christelijk Gymnasium Sorghvliet e um ano em Eerste Vrijzinnige Christelijk Lyceum. Em 1984, foi aprovada em seus exames de Baccalauréat no Liceu francês em Tóquio. Seu pai estava trabalhando no Japão, como enviado permanente da União Europeia.

Ela estudou História na Universidade de Groningen, onde recebeu seu diploma em 1986. Depois de se licenciar em Ciências Políticas pela Universidade de Londres, em 1989, Laurentina tornou-se mestra em jornalismo pela Universidade da Califórnia em Berkeley, no ano de 1991. Sua tese era sobre a prostituição nas ruas de San Francisco. Ela começou a trabalhar como jornalista para a CNN e como executiva de Relações Públicas.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

O noivado entre o príncipe Constantino e Laurentina Brinkhorst foi anunciado a 16 de dezembro de 2000. O casamento civil foi dirigido pelo prefeito de Haia, Wim Deetman, em 17 de maio de 2001. O casamento religioso foi realizado dois dias depois na Igreja de St. Jacobskerk, com o reverendo Carel ter Linden oficializando a união.

Laurentina, desde então, detém os seguintes títulos de cortesia: Princesa dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau e Sra. Van Amsberg. Possui o tratamento de Sua Alteza Real. Por decreto real, em 15 de janeiro de 2003, ela recebeu seu próprio estandarte.

O príncipe Constantino e a princesa Laurentina têm três filhos:

Desde abril de 2004, ela e sua família vivem em Bruxelas, na Bélgica. Nos Países Baixos, a princesa Laurentina faz campanhas contra o analfabetismo, embora esse não seja um grande problema do país. Também promove a leitura entre crianças e jovens.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Laurentina dos Países Baixos
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.