Ariana dos Países Baixos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ariane
Princesa de Orange-Nassau (mais...)
Casa Orange-Nassau
Amsberg (agnática)
Nome completo Ariane Guilhermina Máxima Inês de Orange Nassau
Nascimento 10 de abril de 2007 (14 anos)
  Haia, Países Baixos
Pai Guilherme Alexandre dos Países Baixos
Mãe Máxima Zorreguieta Cerruti

Ariane Guilhermina Máxima Inês de Orange-Nassau (Haia, 10 de abril de 2007) é a terceira e última filha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e sua esposa, a rainha consorte Máxima. Desde 2013, ela é a terceira na linha de sucessão ao trono holandês, atrás de suas irmãs mais velhas, as princesas Catarina Amalia e Alexia.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A princesa Ariane nasceu no Hospital Brovono, na cidade de Haia, às 21h56 (horário local). Na ocasião, pesava 4,135kg e media 52 centímetros. Ela nasceu como a terceira menina do até então príncipe herdeiro Guilherme Alexandre, Príncipe de Orange e a sua esposa, a princesa consorte Máxima dos Países Baixos. Devido a isso, em 2007, quando nasceu, Ariana foi a 4ª na linha de sucessão ao trono holandês, logo após as suas duas irmãs (Catarina-Amalia e Alexia) e o seu pai.

O primeiro-ministro Jan Peter Balkenende informou à nação pouco depois e disse que tanto a mãe quanto criança estavam saudáveis e bem. Na manhã seguinte, o Guilherme Alexandre apareceu na televisão com sua nova filha.

Em 13 de abril de 2007, pouco depois de três dais do seu nascimento, o seu nome completo foi anunciado oficialmente, sendo eles Ariana pois seus pais gostavam do nome e desejavam manter o padrão de iniciais "A" para as suas filhas, Guilhermina em homenagem à sua trisavó a rainha Guilhermina, Máxima em homenagem à mãe e à bisavó desta, e Inês em homenagem à sua tia Inés Zorreguieta.

Posteriormente em 2013, devido a investidura do seu pai Guilherme Alexandre dos Países Baixos como rei, a Ariana passou a ser a terceira na linha de sucessão ao trono holandês, logo após apenas as suas duas irmãs, as princesas Catarina-Amalia e Alexia.

A princesa Ariane vive com os pais e as duas irmãs no Palácio de Huis ten Bosch, localizado na cidade de Haia.[1]

Batismo[editar | editar código-fonte]

A princesa Ariane foi batizada na Igreja da Abadia, em Haia, em 20 de outubro de 2007. O vigário Deodat van der Boon utilizou água do rio Jordão para batizar a princesa, que estava usando o vestido de batizado da princesa Guilhermina, em 1880. Cerca de 850 convidados estiveram presentes, incluindo parentes da Princesa Máxima e primeiro-ministro holandês Jan Peter Balkenende.

Os seus padrinhos são: Valeria Delger, Inés Zorreguieta, o príncipe Guilherme, Grão Duque Hereditário do Luxemburgo, Tijo Baron Collot d'Escury e Antoine Friling.[2]

Hospitalização[editar | editar código-fonte]

Em 02 de maio de 2007, a princesa Ariane, com apenas 22 dias de nascida, foi levada ao Hospital Universitário de Leiden, vítima de infecção respiratória. Ela foi liberada do hospital em 5 de maio de 2007, após o tratamento para combater a infecção bacteriana e viral.

Em 13 de junho de 2007, o príncipe Guilherme Alexandre e princesa Máxima divulgaram uma nota de agradecimento "não só para as felicitações do nascimento, mas também para os melhores votos que receberam sobre sua hospitalização" e lançaram a terceira imagem oficial com sua filha recém-nascida. O casal teria recebido mais de 30 mil cartas de pessoas bem-intencionadas. [3] Em 8 de outubro de 2009, a princesa Ariane foi levada novamente para um hospital, no qual permaneceu por uma noite, devido a mais uma infecção respiratória.

Educação[editar | editar código-fonte]

Ela continuou os seus estudos secundários no Christelijk Gymnasium Sorghvliet, em Haia

Idiomas[editar | editar código-fonte]

O seu idioma nativo é a língua neerlandesa, mas ela também fala fluentemente inglês e também está aprendendo espanhol.[4]

Lazer e interesses[editar | editar código-fonte]

Como forma de diversão, a princesa Ariana gosta de praticar hipismo, piano, balé, hóquei, desenho, esqui, natação e judô.[5] Durante alguns dias ou semanas dos meses de inverno, ela é uma visitante da famosa cidade de Lech am Arlberg na Áustria, ao lado da família.

Deveres reais e aparições públicas[editar | editar código-fonte]

Mesmo com todo o cuidado da família real holandesa para não expor em demasiado a princesa Ariane e as suas irmãs, o que já rendeu processos judiciais à imprensa holandesa e internacional, anualmente a família realiza algumas sessões fotográficas oficiais, na intenção de conseguir manter a sua privacidade e aproveitar os momentos em privado da família. Anualmente, acontece uma das sessões mais famosas acontece durante as férias de inverno da família para esquiar na cidade de Lech am Arlberg na Áustria.

Apesar disso, a Ariana ainda assim também costumam participar de alguns eventos oficiais organizados pela família real holandesa, como a cerimônia de entronação do seu pai Guilherme Alexandre dos Países Baixos em 2013 e a posterior primeira saudação ao público da família do novo rei na varanda principal do Palácio Real de Amesterdão.

Todos os anos, Ariana costumam participar de alguns eventos oficiais, como o "Dia do Rei".

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 10 de abril de 2007 - presente: "Sua Alteza Real A Princesa Ariane dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau"

Seu título oficial em língua neerlandesa é: "Hare Koninklijke Hoogheid Ariane Wilhelmina Máxima Inés, Prinses der Nederlanden, Prinses van Oranje-Nassau"

Por decreto real, de 25 de janeiro de 2002, n° 41, assinado pela até então rainha reinante Beatriz dos Países Baixos foi determinado que todas as crianças do até então príncipe herdeiro Guilherme Alexandre, Príncipe Herdeiro dos Países Baixos receberão o título de "Príncipe (ou Princesa) dos Países Baixos" e de "Príncipe (ou Princesa) de Orange-Nassau".

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Zaken, Ministerie van Algemene (6 de outubro de 2015). «La princesse Ariane - Maison royale». www.maison-royale.nl (em francês). Consultado em 10 de março de 2021 
  2. «Princess Ariane - Het Koninklijk Huis». web.archive.org. 12 de dezembro de 2013. Consultado em 6 de outubro de 2019 
  3. «Princess Ariane in hospital». Expat Guide to The Netherlands | Expatica (em inglês). 2 de maio de 2007. Consultado em 6 de outubro de 2019 
  4. «The children of King Willem-Alexander and Queen Máxima». www.holland.com (em inglês). 6 de junho de 2012. Consultado em 6 de outubro de 2019 
  5. «Princess Ariane - Het Koninklijk Huis». web.archive.org. 12 de dezembro de 2013. Consultado em 6 de outubro de 2019 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ariana dos Países Baixos
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências[editar | editar código-fonte]