Leonard Nimoy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leonard Nimoy
Leonard Nimoy em 2011.
Nome completo Leonard Simon Nimoy
Nascimento 26 de março de 1931
Boston, Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Morte 27 de fevereiro de 2015 (83 anos)
Los Angeles, Estados Unidos
Ocupação Ator
Atividade 1951–2015
Cônjuge
  • Sandra Zober (1954–1987)
  • Susan Bay (1988–2015)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Leonard Simon Nimoy (Boston, 26 de março de 1931 - Los Angeles, 27 de fevereiro de 2015)[1] foi um ator, cineasta, poeta, pintor e fotógrafo dos Estados Unidos.

Seu papel mais conhecido é como o Sr. Spock, das série de TV e nos filmes de Jornada nas Estrelas Star Trek. Também atuou na série clássica Missão: Impossível, nas temporadas de 1969-1971 e fez um episódio da primeira temporada de Agente 86. Nimoy participou do episódio "O Gorila" da série "Bonanza", dirigido por James P. Yarbrough, em 17 de dezembro de 1960.

Em Star Trek, Spock personificava o raciocínio lógico próprio do seu lado vulcano dominante, sem manifestar emoções. Mas em um dos episódios (This Side of Paradise), Spock tem um rápido namoro quando seu lado humano é liberado. Anos depois Leonard Nimoy gravou uma canção chamada "Once I Smiled" (em tradução livre: Uma vez eu sorri), cujo tema era a namorada de seu personagem. Spock é até hoje um dos mais conhecidos e adorados personagens de Jornada nas Estrelas e representava o lado lógico do trio formado também por Kirk (William Shatner) e Dr. McCoy (DeForest Kelley). Dirigiu Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa.

Um de seus trabalhos menos conhecidos é a narração do jogo Civilization IV, de 2005.

Nimoy era vegetariano, tinha dois filhos e era casado com a atriz Susan Bay. Nos ultímos anos se aposentou da carreira no cinema, para se dedicar à fotografia.

Nimoy atuou na série de tv da Fox, Fringe em que interpretou "William Bell".

Leonard caracterizado como o personagem Spock.

Em 2011, dublou o filme Transformers: Dark of the Moon fazendo o autobot "Sentinel Prime", mentor e antecessor de "Optimus Prime".[2] Em 1986, ele dublou "Galvatron" em The Transformers: The Movie.[3]

O ator informou, no começo de 2014, que estava com uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ocasionada por anos do uso de tabaco.[4] Em 27 de fevereiro de 2015, morreu por complicações dessa doença.[1] [5]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Poesia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Leonard Nimoy
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.