Levante de Arube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Levante de Arube
Data 23–24 de Março de 1974
Local Kampala; pequenas repercussões em outras partes de Uganda
Desfecho Vitória do governo
  • Expurgo no Exército de Uganda
  • Várias concessões são feitas aos simpatizantes do golpe, incluindo a nomeação de Mustafa Adrisi como chefe do Estado-Maior do Exército
Beligerantes
Uganda Governo de Uganda Putschistas
Comandantes
Idi Amin
Taban Lupayi
Charles Arube 
Elly Aseni (prisioneiro de guerra)
Unidades
Guarda Presidencial
Regimento da Marinha
Polícia Militar
Unidade de Segurança Pública
Amotinados do Batalhão Malire
Forças
Várias unidades Grande parte da guarnição de Kampala
pelo menos 100 soldados mortos[1]

Levante de Arube[2], também conhecido como motim de Arube [3] e Golpe de Arube, [4] foi uma tentativa de golpe militar organizada em 23-24 de março de 1974 por elementos descontentes do Exército de Uganda para depor o Presidente de Uganda Idi Amin. Liderados pelo brigadeiro Charles Arube, os golpistas pretendiam não apenas uma tomada do governo, mas também remover muitos soldados estrangeiros influentes do exército de Uganda. Embora os rebeldes tenham inicialmente obtido sucesso na captura de grande parte da capital ugandense, Kampala, Arube foi morto por Amin enquanto tentava capturá-lo, resultando no colapso gradual do golpe. Com a ajuda de tropas leais de fora da capital, o presidente conseguiu reprimir o golpe após dois dias de combates pesados.

Após o golpe, o governo ugandense alegou que Arube havia cometido suicídio e iniciou um expurgo limitado de supostos dissidentes do exército. A maioria dos apoiadores e simpatizantes do golpe foi tratada com leniência, entretanto, já que sua causa era popular entre os militares. Consequentemente, Amin fez várias concessões, incluindo a libertação dos líderes golpistas sobreviventes, nomeando Mustafa Adrisi como o novo chefe do exército e reorganizando a impopular Polícia Militar para evitar outro levante. No entanto, a instabilidade continuou no exército de Uganda durante o resto de seu governo, e Amin enfrentou várias tentativas de golpe, bem como motins, até sua deposição em 1979.

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras citadas[editar | editar código-fonte]