Lions Clubs International

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lions Clube)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Lions redireciona para este artigo. Para o time de rugby, veja Lions (time de rugby). Para o time de futebol americano, veja Detroit Lions. Para outros significados, veja Lion.
Lions Clubs International
Slogan "Nós Servimos"
Fundação 1917
Website oficial www.lionsclubs.org

Lions Clubs International é atualmente a maior dentre as organizações internacionais de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" ou "Companheira Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo.

São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.

Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá.

Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 210 países do mundo.[1]

Sob a égide de Lions Clubs Internacional, são organizados os LEO Clubes[2]: organizações de serviço voltadas à juventude, nos moldes do Leonismo. No Brasil ainda existe o Clube de Castores, que foi o primeiro Clube de Serviços Juvenil do Brasil e a primeira organização de serviços voltados à juventude no mundo, funcionando desde 1963 trabalhando a imagem e semelhança do Lions no apoio à comunidade com trabalhos sociais.

O Lions Clubs International foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU tendo desenvolvido grande importância na mesma. O Lions Clubs International trabalha com a Organização das Nações Unidas desde a sua fundação em 1945 para levar ajuda aos necessitados de todo o mundo fato que se comprova a ser a unica instituição a possuir todo ano um dia exclusivo na ONU que atende aos leões de todo o mundo.

Em 2007 o Lions Clubs International foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU, vale lembrar que em meados de 2016 o Lions também foi indicado para o prêmio Nobel da Paz 2017.

Dentre alguns de seus sócios mais famosos estão;

Jimmy Carter -  é um político e ex-militar norte-americano – tendo sido o 39° presidente dos Estados Unidos, e vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2002

Gerald Ford -  foi o 38º presidente dos Estados Unidos

Helen Keller - escritora, conferencista e ativista social americana

Roberto Clemente - foi um jogador de beisebol porto-riquenho

Johnny Rutherford -  é um ex-automobilistanorte-americano.

Larry Bird -  é um ex-jogador e treinador de basquetenorte-americano, considerado um dos maiores da história

Edmund Hillary -  foi um alpinista e explorador neozelandês, famoso principalmente pela primeira escalada bem sucedida do Monte Everest

Almirante Richard E. Byrd Jr - foi vice-almirante da Marinha dos Estados Unidosaviador, pioneiro e explorador polar

Amelia Earhart - foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres

Michele Obama - é uma advogada e escritora norte-americana e a 46ª primeira-dama dos Estados Unidos

Juscelino Kubitschek - foi um médico, oficial da Polícia Militar Mineira e político brasileiro tendo sido o 21º presidente do Brasil também responsável por trazer o Lions Clube em Brasilia-GO sendo assim fundador do mesmo

Winston Churchill - foi um político conservador e estadista britânico, e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial

John F. Kennedy - foi um político estadunidense que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos e é considerado uma das grandes personalidades do século XX

Harry S. Truman -  foi o 33º presidente dos Estados Unidos

Nilson Leitão -  é um político brasileiro. Atualmente deputado federal do Mato Grosso

Entre outros..

Ficheiro:Sócios famosos do Lions Clubs.jpg
Alguns dos sócios mais famosos do Lions Clubs International

" Admiro o leonismo e o trabalho incessante dos Lions Clube " - Juscelino Kubitschek

" O leonismo não é a melhor ideia da época atual é a ideia mais brilhante de todos os tempos " - Winston Churchill

" Na minha vida conheci grandes idéias porém nenhuma como esta do leonismo " - Harry S. Truman

Missão[editar | editar código-fonte]

Ser o líder mundial em serviços comunitários e humanitários.

Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions clubes.

Propósitos[3][editar | editar código-fonte]

Para atender sua missão, foram definidos os seguintes Propósitos do Lions:

  • 1. ORGANIZAR, fundar e supervisionar clubes de serviços a serem chamados de Lions Clubes.
  • 2. COORDENAR as atividades e uniformizar a administração de Lions clubes.
  • 3. CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
  • 4. INCENTIVAR os princípios do bom governo e da boa cidadania.
  • 5. INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
  • 6. UNIR os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.
  • 7. PROMOVER um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados no clube.
  • 8. INCENTIVAR as pessoas bem intencionadas a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.

Código de Ética do Leão[editar | editar código-fonte]

O Lions possui um código de ética:

  • DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.
  • LUTAR pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.
  • LEMBRAR que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo.
  • DECIDIR contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito e a ética de meus atos perante meu próximo.
  • PRATICAR a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
  • TER sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
  • AJUDAR ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
  • SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.

Líderes mundiais - 2015/2016[editar | editar código-fonte]

O Presidente Internacional cumpre um mandato de um ano (de 1 de julho a 30 de junho). É um cargo que exige muito, que requer viagens internacionais, reuniões e administração.

Atualmente, ocupa este posto o senhor Bob Corlew [4],O Presidente Corlew é chanceler aposentado do Estado do Tennessee e professor de direito. Seu lema presidencial é "Escalar novas montanhas'' . Ainda, há os cargos de 1º e 2º Vice-Presidente Internacionais. Todos eles são eleitos e empossados na Convenção Internacional.[5]

Em sua história, LIONS Internacional já teve dois Presidentes Internacionais Brasileiros: João Fernando Sobral (1976/1977) e Augustin Soliva (1996/1997), ambos de São Paulo.

No dia 4 de Janeiro de 2017 o PIP (Past International Presidente) João Fernando Sobral faleceu sendo assim o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto da associação da seu adeus, deixando todo o movimento leonistico com muito pesar[6]

LCIF[editar | editar código-fonte]

A Fundação Lions Clubs International-LCIF é o braço filantrópico de Lions Clubs International, a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 1,4 milhão de associados em 206 países e regiões geográficas. LCIF outorga, anualmente, aproximadamente US$ 2 milhões em subsídios de emergência, além dos subsídios para grandes catástrofes. LCIF foi classificada em um estudo do Jornal Londrino Financial Times como sendo a melhor organização não-governamental-ONG para se estabelecer parceria. Para saber mais sobre LCIF, visite o site www.lcif.org

Lions Clubes no Mundo[editar | editar código-fonte]

A organização tornou-se internacional em 12 de março de 1920, quando foi fundado o primeiro Lions Clube no Canadá, em Windsor, Ontario. Ao longo dos anos, espalhou-se pelo mundo, tornando-se a maior organização de clubes de serviço do mundo.

Abaixo, a data de fundação do primeiro Lions Clube em alguns países e regiões:

Os Lions Clubes no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil os Lions Clubes estão subdivididos em quatro Distritos Múltiplos - LA, LB, LC e LD.

Cada Distritos Múltiplos por sua vez está dividido em Distritos.

Abaixo dos Distritos, estão as Regiões Leonísticas e/ou Divisões Leonísticas e, finalmente, os Lions Clubes.

Cada Lions Clube é uma sociedade civil sem fins econômicos, de duração indeterminada, filiada à Associação Internacional de Lions Clubes, conforme estabelecem seus estatutos.

Uma forma de encontrar os Lions Clubes no Brasil pode ser vista no Domínio do Lions Clubes no Brasil.

Por exemplo: Lions Club São Carlos - Centro, fundado em 15 de março de 1956.[7]

Conforme dados de LIONS Internacional, em 31 de dezembro de 2014, havia no Brasil 42.561 associados,distribuídos em 1547 Clubes. Por estes dados, o Brasil está no

7º lugar em número de associados no Mundo.[1]

Os Lions Clubes em Portugal[editar | editar código-fonte]

Portugal é o Distrito Múltiplo 115 do Lions Internacional. Em Portugal existem 2 distritos, o Distrito Centro Norte, e o Distrito Centro Sul, tendo o primeiro clube, o Lions Clube Lisboa Host, sido fundado no dia 4 de Dezembro de 1953.

De acordo com o sítio Internet do Lions Portugal, o Distrito Centro Norte conta com 42 clubes e cerca de 1092 membros, e o Distrito Centro Sul conta com 62 clubes e 1523 membros.

Os Lions Clubes de Portugal podem ser encontrados no sítio Internet dos Lions em Portugal.

A Câmara Municipal de Lisboa prestou homenagem ao Lionismo, na pessoa do seu fundador, ao atribuir o nome de Melvin Jones a uma rua da freguesia de São Domingos de Benfica.[8]

Referências

  1. a b «Universo LIONS». Revista The LIONS, Brasil-Sudeste. doi:Edição 88 Verifique |doi= (ajuda) 
  2. «Oportunidades de voluntariado para jovens – Leo Clubes». www.lionsclubs.org. Consultado em 14 de janeiro de 2016 
  3. LIONS Internacional (2014). «Objetivos internacionais do Lions». LIONS Internacional. Consultado em 25 de abril de 2015 
  4. «www.lionsclubs.org/resources/PO/pdfs/bio-yamada.pdf» (PDF). www.lionsclubs.org. Consultado em 1 de julho de 2015 
  5. «Conheça os líderes». LIONS Internacional 
  6. «Presidentes Internacionais pelo Brasil». Distrito Múltiplo "LD" - Brasil 
  7. http://www.distritolc3.org.br/AtivClubes.html
  8. Comissão Municipal de Toponímia, Toponimia lx Melvin Jones, Março 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lions Clubs International