Saltar para o conteúdo

Luiz Alano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luiz Augusto Alano)
Luiz Augusto Alano
Nome completo Luiz Augusto Luciano Alano
Nascimento 27 de fevereiro de 1977 (47 anos)
Tubarão,  Santa Catarina
Residência São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Jornalista Radialista, locutor esportivo
Principais trabalhos Rádio São Francisco
CBN Diário
Rádio Gaúcha
SporTV
Premiere
DAZN
SBT
Prémios Melhor narrador de SC, escolhido pela Associação Catarinense de Rádio e TV

Luiz Augusto Luciano Alano, mais conhecido como Luiz Augusto Alano, Luiz Alano ou apenas Alano (Tubarão, 27 de Fevereiro de 1977) é um locutor esportivo, jornalista e apresentador brasileiro. Atualmente é apresentador e narrador do SBT e Canal Nosso Futebol. Teve passagens importantes como narrador da Rádio Gaúcha, RBS TV, SporTV, SBT e DAZN.

Começou a carreira em 1991 aos 14 anos como operador de áudio na Rádio Tubá. Aos 15 anos estreou como plantão esportivo e repórter. Em 1994 foi contratado pela Rádio Guarujá de Orleans. retornando à cidade natal para ser locutor esportivo na Rádio Santa Catarina, onde iniciou sua carreira como narrador transmitindo jogos do campeonato catarinense até 2001. Neste período entre 2000 e 2001 foi colunista do Jornal Notisul.

No 2002 foi contratado pela Rádio São Francisco de Caxias do Sul narrando jogos das séries A e B do Juventude e Caxias. Na serra gaúcha também atuou pelas rádios UCS e Caxias. Em 2004 foi contratado pelo Grupo RBS para ser narrador na CBN Diário. Em 2005 estreia como narrador de TV na TVCOM de Florianópolis e no canal Premiere/SporTV. No ano de 2008 ganhou o Prêmio Microfone de Ouro entregue pela ACAERT como melhor narrador esportivo de SC. Estudou Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá. Foi transferido dentro do Grupo RBS e vai para a Rádio Gaúcha e TVCOM em Porto Alegre. No Rio Grande do Sul se destaca como narrador em jogos da dupla Grenal e também como apresentador do TVCOM Esportes ao lado de Maurício Saraiva. Neste período se divide entre narrador no rádio e na TV e ganhou destaque nacional com a narração de um gol do Internacional feito por Rafael Moura. O jogador estava 900 minutos sem marcar um gol, o que fez Alano gritar por duas vezes o gol do jogador seguido da frase "sabe-se lá Deus quando ele vai marcar mais um",o que causou descontentamento do jogador e nota oficial reclamando da narração[1][2]. no ano de 2015, se desligou da Gaúcha e da TVCOM para dedicar-se apenas ao SporTV e ao Premiere,onde era o locutor responsável pelas transmissões de jogos da dupla Grenal em casa.[3].

Em julho de 2019, Alano deixou o Grupo Globo e assinou com a plataforma de streaming DAZN onde narrou eventos como: Copa Sulamericana, campeonato Inglês, Italiano e Francês.

Em setembro de 2020, Alano acertou com o SBT para as transmissões da Copa Libertadores da América. Alano foi o primeiro narrador negro a narrar a competição em TV aberta no Brasil.

Atualmente tem contrato fixo com a emissora, é um dos narradores da Copa Sul-americana e Liga dos Campeões. Em 04 de julho de 2021, passou apresentar o programa SBT Sports. Em agosto de 2023 passou a apresentar o Tabelinha, quadro de esporte no programa Primeiro Impacto nas manhãs do SBT.

Desde janeiro de 2023 também é narrador do Canal Nosso Futebol: Copa do Nordeste, Série C e Bundesliga.

Luiz Alano é casado com Patrícia Moreira Alano e pai de três filhos, Otávio, Julya e Luiz.

Referências