Mackenna's Gold

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mackenna's Gold (br.: O ouro de Mackenna) é um filme estadunidense de 1969 do gênero Western, dirigido por J. Lee Thompson. O filme foi fotografado em "Super Panavision 70" por Joseph MacDonald, com canção original de Quincy Jones.

O roteiro de Carl Foreman que também co-produziu o filme, adaptou a novela de Heck Allen, que se baseia vagamente na lenda da mina perdida de Lost Adams Diggings.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O delegado MacKenna perseguia a gangue do bandoleiro Colorado quando, ao cavalgar pelo deserto, é alvo de tiros dados por um velho chefe Apache. Ao responder aos tiros, achando que eram os bandidos, MacKenna acaba ferindo mortalmente o índio. Antes de morrer, o chefe lhe dá um antigo mapa que, segundo ele, traz o segredo da localização do 'Canyon del Oro'. Mas o alerta que, ao encontrar o veio de ouro, despertará a fúria de antigos deuses. MacKenna conhecia a lenda sobre o rico veio de ouro dos Apaches e do garimpeiro Lost Adam, que o teria descoberto e fora tornado cego pelos índios para que não achasse mais o local. Ele não acredita no velho e joga o mapa no fogo. Mas grava o desenho na memória.

Ao cavar uma sepultura para o índio, MacKenna é surpreendido por Colorado e sua gangue. Colorado perseguia o velho índio pois sabia do mapa graças aos selvagens renegados que estavam com ele e que lhe contaram. MacKenna lhe diz então que destruiu o mapa, mas Colorado conhece sobre a grande memória do delegado (o observara na mesa de carteado) e o leva com ele, para que procure a localização do veio de ouro secreto. Durante a jornada, várias pessoas gananciosas e o próprio Lost Adam se juntarão à procura, que está destinada a um trágico fim, conforme profetizara o índio morto por Mackenna.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Abutre ou Urubu-da-cabeça-vermelha
  • A canção de abertura, "Old Turkey Buzzard", composta por Quincy Jones com arranjos de Freddie Douglas, foi cantada por José Feliciano. No entanto, o abutre referido na canção (Abutre da Cabeça Vermelha) não é o que aparece na cena de abertura com a música ao fundo. Ali é mostrado um abutre da cabeça preta.
  • O filme conta com a participação de dois atores que ficaram famosos como "vilões" na famosa série de TV do Batman: Julie Newmar (intérprete mais famosa da Mulher Gato) e Burgess Meredith (que fez o Pinguim).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]