Medalha Edison IEEE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Medalha Edison IEEE é concedida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) "por uma carreira de realizações meritórias em ciência elétrica, engenharia elétrica ou artes elétricas." É a mais antiga e prestigiosa medalha neste campo da engenharia nos Estados Unidos.[1] O prêmio consiste em uma medalha de ouro, uma réplica de bronze, uma pequena réplica de ouro, um certificado e uma quantia em dinheiro. A medalha pode ser concedida a somente uma pessoa.

Nomeada em homenagem ao inventor e empresário Thomas Edison, a medalha foi criada em 11 de fevereiro de 1904 por um grupo de amigos de Edison. Quatro anos depois o American Institute of Electrical Engineers (AIEE) entrou em acordo com o grupo para conceder a medalha como seu mais distinto prêmio. A primeira medalha foi concedida em 1909 a Elihu Thomson.

Após a fusão do AIEE e do Institute of Radio Engineers (IRE), em 1963, formando o IEEE, foi decidido que a Medalha de Honra IEEE seria apresentada como a condecoração mais distinta do IEEE, enquanto a Medalha Edison seria a medalha principal do IEEE.

Agraciados[2][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. El-Sharkawi, Mohamed A, "Electric Energy- An Introduction." CRC Press, 2005. ISBN 0849330785. Page 8.
  2. «IEEE Edison Medal» (PDF) (em inglês). Institute of Electrical and Electronics Engineers. Consultado em 18 de outubro de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 5 de setembro de 2016 
  3. «2017 IEEE Medals and Recognitions Recipients and Citations» (PDF) (em inglês). Consultado em 17 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]