Medalha Edison IEEE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Medalha Edison IEEE é concedida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) "por uma carreira de realizações meritórias em ciência elétrica, engenharia elétrica ou artes elétricas." É a mais antiga e prestigiosa medalha neste campo da engenharia nos Estados Unidos.[1] O prêmio consiste em uma medalha de ouro, uma réplica de bronze, uma pequena réplica de ouro, um certificado e uma quantia em dinheiro. A medalha pode ser concedida a somente uma pessoa.

Nomeada em homenagem ao inventor e empresário Thomas Edison, a medalha foi criada em 11 de fevereiro de 1904 por um grupo de amigos de Edison. Quatro anos depois o American Institute of Electrical Engineers (AIEE) entrou em acordo com o grupo para conceder a medalha como seu mais distinto prêmio. A primeira medalha foi concedida em 1909 a Elihu Thomson.

Após a fusão do AIEE e do Institute of Radio Engineers (IRE), em 1963, formando o IEEE, foi decidido que a Medalha de Honra IEEE seria apresentada como a condecoração mais distinta do IEEE, enquanto a Medalha Edison seria a medalha principal do IEEE.

Agraciados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. El-Sharkawi, Mohamed A, "Electric Energy- An Introduction." CRC Press, 2005. ISBN 0849330785. Page 8.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]