Mensa International

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Mensa International é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo.[1][2] A organização destina-se à associação entre pessoas com quocientes de inteligência nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência padrão aprovado.[3][4] Mensa compreende os grupos nacionais e a organização guarda-chuva Mensa Internacional, com sede em Caythorpe, Inglaterra[5] - que por sua vez tem um escritório em separado da Mensa Britânica em Wolverhampton[6].

A palavra mensa ( /ˈmɛnsə/; Latim: Predefinição:IPA-la) significa "mesa" em Latim, como é simbolizada no logotipo da organização, e foi escolhido para demonstrar a natureza de mesa-redonda da organização; a união de iguais.[7]

No Brasil, é representada pelo grupo local Mensa Brasil. Em Portugal, foi criado grupo local recentemente para início das atividades. Nos outros países de língua portuguesa existem membros diretamente ligados à Mensa Internacional, mas sem grupo local reconhecido, apesar

Histórico[editar | editar código-fonte]

Roland Berrill, um advogado australiano e o Dr. Lancelot Ware, jurisconsulto e cientista inglês, fundaram a Mensa na Inglaterra em 1946. Eles haviam tido a ideia de formar uma sociedade para pessoas brilhantes, a única qualificação para tornar-se membro era ter um alto QI.[3] Os objetivos originais eram, como ainda são hoje, a criação de uma sociedade não-política livre de todas as distinções raciais ou religiosas.[7] A sociedade dá as boas vindas a todas as pessoas, independentemente de sua origem, cujos QIs preencham o critério, com o objetivo dos membros apreciarem a companhia uns dos outros e participarem de uma vasta gama de actividades sociais e culturais.

A Mensa aceita indivíduos cuja pontuação esteja acima dos 98% em testes-padrão de QI tais como o Stanford-Binet. Novas pontuações em certos testes comuns, tais como o SAT e o GRE, não são mais aceitos, seja porque não são mais considerados testes de inteligência, seja porque não medem mais pontuações acima de 98%, embora resultados antigos destes testes sejam aceitos. A Mensa administra seus próprios testes ou testes gerais existentes aprovados pela associação para aqueles que ainda não têm pontuações qualificativas em outros exames prévios; cada grupo nacional da Mensa têm suas próprias regras e procedimentos para a aplicação de testes. Dado que testes diversos são parametrizados diferentemente, não é significativo comparar pontuações totais entre testes, somente percentuais.

A Mensa International tem mais de cem mil membros, sendo mais de cinquenta mil somente nos Estados Unidos. Em acréscimo ao encorajamento de interacção social entre seus membros, a organização está também envolvida com programas para crianças superdotadas, alfabetização e bolsas de estudo. O nome provém de mensa, a palavra latina para "mesa" e indica que é uma sociedade de iguais que se sentam à volta de uma mesa.

A Mensa está presente em mais de 100 países. A Mensa Internacional possui uma estrutura que delega a administração a grupos nacionais organizados. São três as categorias de "Mensas Nacionais": A Emerging, a Provisional e a Full. A última é a com maior grau de autonomia. Para a Mensa Nacional ser promovida de categoria é necessário ter progressivo aumento de número de membros, além da promoção de atividades de intercâmbio e benefícios para os membros existentes. Os presidentes das Mensas Nacionais Full formam o IBD (International Board of Directors). Para uma Mensa Nacional ter direito a um voto neste conselho, é necessário pelo menos 500 membros. Uma Mensa Nacional pode ter direito a mais de um voto, proporcionalmente ao número de membros que esta possui. Nos países onde não existem Mensas Nacionais organizadas, os membros são filiados diretamente à Mensa Internacional.

Em Agosto de 2006, a Mensa comemorou em Orlando, Florida - EUA, 60 anos de fundação - jubileu de diamante, em um encontro mundial chamado de WG (World Gathering) - nome derivado do usual AG (Annual Gathering), encontro nacional realizado por todos os capítulos nacionais da Mensa anualmente.

Em 2016 a Mensa Internacional completou 70 anos e celebrou a ocasião no World Gathering em Kyoto, no Japão.

Missão[editar | editar código-fonte]

A constituição da Mensa enumera três finalidades: "para identificar e fomentar a inteligência humana para o benefício da humanidade, para incentivar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência, e para fornecer um ambiente intelectual e social estimulante para os seus membros".

Para este fim, a organização também está envolvida com programas para crianças superdotadas, alfabetização e bolsas de estudo, e também detém inúmeras reuniões.

Estrutura organizacional[editar | editar código-fonte]

A Mensa Internacional consiste em mais de 121 mil membros em 50 grupos nacionais. Os indivíduos que vivem em um país com um grupo nacional se juntam ao grupo nacional, enquanto que aqueles que vivem em países sem uma unidade, quando reconhecidos, podem se juntar a Mensa Internacional diretamente. Os maiores grupos nacionais são: A American Mensa, com mais de 57.000 membros, A Mensa britânica, com mais de 21.000 membros, e a Mensa Alemã, com mais de 11.000 membros.

A Fundação Mensa também edita e publica seu próprio Mensa Research Journal, nos quais são publicados artigos de Mensans e não Mensans de variados tópicos referentes a conceito e medida de inteligência. Os grupos nacionais também emitem periódicos, como Mensa Bulletin, publicação mensal da American Mensa, e Mensa Magazine, a publicação mensal da British Mensa.

Atualmente são mais de 50 Mensas nacionais, dentre elas:

Mensa em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal está sendo constituída uma Mensa local, cuja fundação ocorreu em 2016. Até há bem pouco tempo (antes das últimas expansões) foi único país da União Europeia onde não existia grupo local. Tal deve-se sobretudo ao reduzido número de membros. Em 2002, haveria cerca de 25 membros, que organizaram em Setembro desse ano um encontro dos membros nacionais da Mensa, em Tomar. Desde então, organizou-se a realização de testes em Portugal (até então feitos através da Mensa International ou da Mensa Brasil), criou-se a página da Mensa em Portugal, e alargou-se o número de membros até cerca de 75 (em 2007).

A Azinhaga, no interior de Portugal, tem sido progressivamente escolhida como a "capital" dos Mensanos Portugueses, e são concorridos os almoços de convívio que se realizam duas a três vezes no ano. Também ocorre, por vezes, um encontro-almoço noutros pontos do País.

Em 2007, alguns Mensanos e amigos da Mensa, participaram do reality-show "A Bela e o Mestre", como forma de aumentar a mediatização da Mensa.

Actualmente, os Mensanos Portugueses denominam-se "Grupo de Membros Portugueses da Mensa Internacional (GMP-Mensa)" e foram autorizados a realizar testes de admissão; há Mensanos no Porto, Algarve, Lisboa, Azinhaga e Chaves, responsáveis pela organização de sessões periódicas de testes. Em 2016 ocorreram treinamentos da Mensa International aos membros residentes em Portugal para possibilitar a realização de testes e criação da Mensa local.

Mensa no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Mensa International reconhece o grupo nacional (Mensa Brasil [1]), fundado em 2001, como Mensa Full. Atualmente, o grupo conta com aproximadamente 1.500 membros aceitos, com o número de ativos variando anualmente[8]. A maioria dos membros se concentra em São Paulo, onde tem sua sede oficial, e Rio de Janeiro.

Alguns membros notáveis são:

  • Roger Moreira, líder do grupo de rock Ultraje a Rigor.
  • Lucas Tucci Di Grassi, piloto de corridas automobilísticas de Fórmula E pela equipe Audi. Foi piloto de Fórmula 1 em 2010 pela equipe Virgin Racing.
  • Pierluigi Piazzi, co-fundador da Editora Aleph, locutor da rádio Jovem Pan, químico, físico, professor por mais de 30 anos e ex-presidente da Mensa Brasil. Na ocasião de sua morte, foi homenageado pelos membros da Associação por seus serviços prestados ao desenvolvimento do intelecto humano.
  • Marcelo Abrileri, empresário brasileiro voltado à área de Tecnologia da Informação e Internet. Foi fundador de um dos primeiros provedores de acesso à Internet no Brasil, a Alphanet, em 1995.

A primeira Assembléia Geral anual (Annual Gathering ou AG) foi realizada em 2003, em Bragança Paulista, e a mais recente, em agosto de 2016, em São Paulo. Em 2003, o encontro internacional do IBD (International Board of Directors) foi sediado em Rio de Janeiro. Em 2017 o Anual Gathering será realizado na cidade de Brasília.

A Mensa Brasil é atualmente presidida pelo médico Dr. Daniel Minahim, que representou os associados brasileiros no encontro anual de 70 anos da Mensa International no Japão. Em 2017, o encontro internacional será sediado em Nice, na França, e novamente contará com presença de delegação brasileira.

Membros conhecidos[editar | editar código-fonte]

Outros membros de notoriedade podem ser verificados na página Lista de Mensans.

Como pertencer à Mensa[editar | editar código-fonte]

O procedimento de acesso à Mensa pode diferenciar-se de país para país, de acordo com as regras locais.

No Brasil, os requisitos mínimos atuais para candidatar-se ao teste de admissão aplicado pela Mensa são ter 17 anos completos. Exigências diferenciadas podem ser estabelecidas para candidatos que apresentem laudos fornecidos por psicólogos. Os testes e detalhes sobre admissão são divulgados na página da Mensa Brasil.

Para habitantes de países que não possuam Mensa local, como Portugal, é autorizado o acesso direto à Mensa International. É utilizado um teste proprietário para ser aplicado a todos os candidatos, preferencialmente em condições controladas por um psicólogo ou equiparado. Dependendo das condições locais, podem ser organizados testes individuais ou coletivos. A Mensa International assegura a realização dos testes nos países que não possuem uma Mensa nacional, e existem responsáveis nomeados para a realização de tais testes (chamados "Proctor"). Após a sua realização, os testes são enviados para correção em Londres, sendo o candidato depois contactado com a comunicação do resultado e, se tiver resultado favorável, um convite para inscrição na Mensa International.

Referências

  1. Percival, Matt (8 September 2006). «The Quest for Genius». CNN. Consultado em 30 October 2007  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. Sharma, Mukul (30 January 2007). «IQ tests are about innate intelligence». The Times of India. India. Consultado em 3 November 2007  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. a b «Mensa Information». Mensa International 
  4. «FAQs - Full list». British Mensa. Consultado em 13 July 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. "Home." Mensa International. Retrieved 11 May 2010. "Mensa's registered office is Slate Barn, Church Lane, Caythorpe, NG32 3EL, United Kingdom."
  6. «Contact Us». British Mensa. Consultado em 5 November 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. a b «About Mensa International». Mensa International. Consultado em 17 de setembro de 2013 
  8. «Um jantar com os homens mais inteligentes do Brasil». Revista Época. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]