Michelozzo Michelozzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Michelozzo Michelozzi
Nascimento 1396
Florença
Morte 1472 (76 anos)
Florença
Ocupação escultor, arquiteto
Magnum opus Villa Medici em Fiesole, Basilica della Santissima Annunziata, Palazzo Medici Riccardi

Michelozzo di Bartolommeo, ou Michelozzo Michelozzi (1396 - 7 de outubro de 1472)[1], foi um arquitecto e escultor italiano de Florença, sendo aprendiz de Donatello.

Como escultor trabalhava sobretudo o mármore, o bronze e a prata. A estátua do jovem São João Batista sobre a entrada da Duomo em Florença, em oposição ao Baptistério em Florença, foram criados por Michelozzo; também esculpiu uma bela estátua de São João Baptista em prata no altar-mor da Igreja de San Giovanni.

Em 1428, juntamente com Donatello, ergueu um púlpito ao ar livre na esquina da Catedral de São Estefano em Prato. O magnífico Palazzo Medici Riccardi em Florença, construído por Cosimo, foi projetado por Michelozzo; é um dos mais notáveis empreendimentos arquitectónicos do séc XV, no qual as capacidades e gosto da arquitectura se combinam com uma leveza delicada, com características tanto do Gótico prematuro italiano, como do estilo clássico rigoroso.

O grande amigo e mecenas de Michelozzo, Cosme de Médici, acompanhou-o em Veneza em 1433 durante em curto período. Foi aí que Michelozzo construiu a Biblioteca de San Giorgio Maggiore, entre outros.

Referências