ModaLisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Moda Lisboa)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
October 2017

A Associação ModaLisboa é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a promoção e o desenvolvimento da Indústria de Moda em Portugal, bem como do capital criativo nacional.

ModaLisboa - Lisboa Fashion Week é o principal projeto da Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e é o evento de moda com maior reconhecimento em Portugal. Apresenta sazonalmente, em março e outubro, as coleções dos criadores de moda nacionais, com a missão de divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.

O evento é dirigida a um público profissional constituído por imprensa, compradores, indústria têxtil, assim como convidados dos criadores e representantes de áreas artísticas, culturais, empresariais e institucionais. Recebe aproximadamente 20.000 convidados, que assistem ao vivo às apresentações das coleções dos criadores de moda nacionais. Estima-se que mais de um milhão de portugueses acompanhe a ModaLisboa - Lisboa Fashion Week através da televisão, da internet e da considerável cobertura dada pelos meios de comunicação social.  

Além da Lisboa Fashion Week, a Associação ModaLisboa também criou e produz outros projetos importantes, tais como o concurso de jovens designers, Sangue Novo; a pop-up store Wonder Room; e as conferências Fast Talks.

Enquanto associação europeia, a ModaLisboa tem estabelecido parcerias com outras semanas e organizações de moda independentes, incluindo a Maison Méditerranéenne des Métiers de Mode e o Festival FashionClash. É membro do European Fashion Council.

-

SANGUE NOVO

A descoberta de novos talentos da Moda Portuguesa é uma das principais missões da ModaLisboa, que desde a sua origem tem apostado no desenvolvimento de marcas de autor emergentes.

O concurso Sangue Novo é uma plataforma de apresentação das ideias e trabalhos de um conjunto de jovens designers em início de carreira ou finalistas de cursos de moda em escolas nacionais e internacionais. As coleções dos candidatos finalistas são apresentadas à imprensa e ao público num desfile de moda integrado no calendário oficial da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week.

Atualmente, o Sangue Novo inclui sessões de mentoring com especialistas nas áreas de Gestão, Empreendedorismo, Comunicação e Design. Tendo contato direto com designers seniores, buyers e marketeers, os finalistas são encorajados a pensar sobre os seus projetos numa perspetiva profissional e empresarial.

-

WONDER ROOM

O Wonder Room é um projeto dedicado a novos negócios e ao empreendedorismo, incentivando o lançamento de marcas e o desenvolvimento de novos produtos. É uma Pop-Up Store, um espaço para a comunicação de novos produtos portugueses, que reúne uma seleção única de marcas de moda, design e lifestyle. Oferecendo produtos exclusivos para venda, o Wonder Room tem funcionado como espaço de lançamento para uma diversidade de autores e marcas emergentes. Ocorre nos dias da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week, permitindo aos expositores mostrar o seu trabalho a especialistas e profissionais de moda, bem como ao público em geral.

-

FAST TALKS

Conferências sobre moda, onde se debatem as principais questões da indústria na atualidade. O que é moda contemporânea? Quais são os desafios que a indústria enfrenta? Qual é o valor do artesanato e o seu papel na indústria?

As Fast Talks levam a discussão interdisciplinar da moda a uma ampla audiência, partilhando múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais. Em cada edição das Fast Talks, vários especialistas de diferentes áreas são convidados a partilhar as suas experiências atuais e as suas visões do futuro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]