ModaLisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Moda Lisboa)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
ModaLisboa - Pátio da Galé
(edição 2011)

A ModaLisboa é o principal evento de moda em Portugal.

Teve a sua primeira edição em 1991 e, rapidamente, se posicionou como a primeira estrutura profissional para a apresentação das colecções dos designers de moda portugueses. Em 1996 foi oficialmente constituída a Associação ModaLisboa, que vincou o início de uma nova etapa no percurso da ModaLisboa, caracterizada pela busca contínua de novos contextos para um mais correcto e contemporâneo entendimento das atitudes de moda nacionais.

Em 2003, prosseguindo uma estratégia de internacionalização e o objectivo de integrar uma plataforma internacional, as edições da ModaLisboa passaram a ter a duração de quatro dias. Também nesta data se iniciou a ligação com a indústria, sendo introduzidos no calendário os desfiles de marcas nacionais.

Ao longo do tempo o percurso e estratégia da associação sofreu acertos, no sentido da obtenção de uma maior projecção da moda portuguesa, conservado, todavia, o carácter de abertura e aposta na internacionalização dos designers e da indústria a eles associada. Nesse sentido, as edições da ModaLisboa passaram a contar também com a presença de designers internacionais convidados. Em 2006, a organização lançou o showroom Fashion & Must Haves, um espaço comercial dedicado a profissionais do sector que visa consolidar a apresentação de colecções de autor e de marcas, desde a moda ao lifestyle, transformando este evento num ponto de encontro que serve as mais prestigiadas referências comerciais, nacionais e internacionais.

Na ModaLisboa- Lisboa Fashion Week, participam designers nacionais como Ricardo Preto, Nuno Gama, Filipe Faísca, Dino Alves, Luís Carvalho e entre outros.

A ModaLisboa procura continuar a criar condições que permitam aos designers e marcas nacionais e internacionais expor o seu trabalho perante o mercado nacional e internacional. Com cerca de 40 ml visitantes e a cobertura de cerca de 450 jornalistas nacionais e estrangeiros, a ModaLisboa é o evento de moda mais falado em Portugal, que conta actualmente com o apoio e financiamento dos seguintes parceiros institucionais:

  • Câmara Municipal de Cascais e Junta de Turismo da Costa do Estoril que, na qualidade de entidades protocoladas com a Associação ModaLisboa desde Setembro de 2007, assumem-se como co-organizadoras do evento.
  • AICEP Portugal Global e ATL, que apoiam e suportam a deslocação de imprensa e compradores internacionais para a cobertura do evento.[1]

Referências

  1. «Designers». ModaLisboa - Lisboa Fashion Week. Consultado em 2 de agosto de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]