Mom (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção é sobre uma série televisiva em exibição. A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (data da marcação: 20 de abril de 2019; editado pela última vez em 19 de abril de 2019) TV Future Icon.svg
Mom
Vida de Mãe (PT)
Informação geral
Formato Sitcom
Gênero Comédia

Drama

Duração 22 minutos
Estado Renovada
Criador(es) Chuck Lorre
Eddie Gorodetsky
Gemma Baker
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Chuck Lorre
Eddie Gorodetsky
Pam Fryman
Nick Bakay
Elenco Anna Faris
Allison Janney
Sadie Calvano
Nate Corddry
Matt Jones
French Stewart
Spencer Daniels
Blake Garrett Rosenthal
Mimi Kennedy
Jaime Pressly
Beth Hall
William Fichtner
Kristen Johnston
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos CBS
Brasil Warner Channel
Portugal RTP2 e FOX Comedy
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original Estados Unidos 23 de setembro de 2013 - presente
Brasil 08 de agosto de 2014 - presente
Portugal 11 de abril de 2014 - presente
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 129 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Two and a Half Men
The Big Bang Theory
Mike & Molly

Mom é uma série de televisão americana criada por Chuck Lorre, Eddie Gorodetsky e Gemma Baker. O programa é estrelado por Anna Faris e Allison Janney. A série da emissora CBS foi ao ar pela primeira vez nos EUA no dia 23 de Setembro de 2013.[1] Aqui no Brasil dia 8 de agosto de 2014 foi transmitida pelo canal Warner Channel.[2] Em Portugal, a série estreou na RTP2 no dia 11 de abril de 2014, intitulando-se por Vida de Mãe[3] e também estreou na FOX Comedy no dia 15 de junho de 2017.[4]

Em 8 de abril de 2018, a CBS renovou a série para sua sexta temporada.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo.

Christy (Anna Faris), é uma mãe solteira alcoólatra e viciada em drogas que tenta conciliar sua vida trabalhando como garçonete e frequentando reuniões dos Alcoólicos Anônimos.[6] Ela vive com sua mãe Bonnie (Allison Janney), também viciada em drogas e álcool, em busca de recuperação, sua filha de 16 anos Violet (Sadie Calvano), que nasceu quando Christy tinha também 16 anos e Roscoe, seu filho mais novo, cujo pai - ex-marido de Christy - Baxter é traficante de drogas.[7]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Anna Faris como Christy Plunkett, mãe solteira que está há um ano sem beber bebidas alcoólicas e ainda luta contra este vício. Agora sóbria,ela tenta ganhar novamente a confiança de sua filha Violet. Christy também tem um filho mais novo, Roscoe,e luta para ser um bom exemplo para ele. Se isso não fosse o bastante,ela também está tentando melhorar sua relação com sua mãe Bonnie,que nunca foi capaz de cumprir seu papel como mãe
  • Allison Janney como Bonnie Plunkett, mãe de Christy. Ela tenta desesperadamente ganhar o amor e a confiança de sua filha,que foram perdidos por ela ter sido uma mãe ausente e que preferia beber e ir em festas á cuidar de Christy.
  • Sadie Calvano como Violet Plunkett, (Regular 1ª-3ª temp; Recorrente 4ª temp; Participação 6ª temp) filha mais velha de Christy e meia-irmã de Roscoe. Violet é esforçada e inteligente,porém está chateada com sua mãe que nunca teve tempo de cuidar dela como deveria. Violet tem um filho com seu namorado Luke e decide doa-lo a adoção por acreditar que ele terá uma vida melhor desta forma.
  • Matt Jones como Baxter, (Regular 1ª-3ª temp; Recorrente 4ª temp; Participação 5ª-6ª temp) ex-marido de Christy e pai de Roscoe. Sempre tenta se involver em atividades fraudulentas para ganhar dinheiro e é incapaz de manter um relacionamento duradouro. Apesar de suas falhas, é um pai amoroso e que sempre busca estar presente na vida de seu filho.
  • Blake Garrett Rosenthal como Roscoe, (Regular 1ª-3ª temp; Recorrente 4ª temp) filho mais novo de Christy e meio-irmão de Violet. Extremamente inteligente para sua idade, ele é um menino estudioso que ama e idolatra seu pai, Baxter.
  • French Stewart como Chef Rudy, (Regular 1ª-2ª temp; Participação 3ª, 5ª e 6ª temp) chefe de cozinha do restaurante em que Christy trabalha como garçonete. Arrogante e orgulhoso,frequentemente grita com seus subordinados. Não hesitará em humilhar quem for contra suas ideias.
  • Nate Corddry como Gabriel (Regular 1ª-2ª Temp), gerente do restaurante em que Christy trabalha. É casado com uma mulher dominante mas mantém um relacionamento secreto com Christy durante um certo tempo. É um gerente competente e esforçado porém as vezes é submisso aos seus subordinados,particularmente Chef Rudy.
  • Spencer Daniels como Luke (Regular 1ª Temp; Recorrente 2ª Temp; Participação 4ª temp), jovem estudante que gosta de aventuras e de aproveitar a vida. Está namorando Violet a mais de um ano e a engravidou. Luke frequentemente tenta mostrar a Christy que ele é um bom namorado para sua filha.
  • Mimi Kennedy como Marjorie Armstrong (Recorrente 1ª Temp; Regular 2ª Temp-presente), melhor amiga de Christy que frequenta o AA e foi há algum tempo atrás uma grande rival de Bonnie. Teve muitos problemas de alcoolismo e drogas no passado e está enfrentando um câncer de mama.
  • Jaime Pressly como Jill Kendall (Recorrente 2ª Temp; Regular 3ª Temp-presente), Uma nova membro do AA por quem Christy aconselha, é uma socialite rica que está propensa a recaídas e comportamento violento.
  • Beth Hall como Wendy Harris (Recorrente 2ª temp; Regular 3ª temp-presente), participante nas reuniões de sobriedade das mulheres e muitas vezes está chorando. Ela é enfermeira e membro da Mensa.
  • William Fichtner como Adam Janikowski (Recorrente 3ª temp; Regular 4ª temp-presente), novo interesse amoroso de Bonnie, um cadeirante que ela conheceu por telefone depois dele ligar para o número errado.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Kristen Johnston como Tammy Diffendorf (5ª Temp-presente): a velha amiga de Bonnie do sistema de adoção que ela encontra enquanto visita uma prisão, mas que está em liberdade condicional na 6ª temporada. Após morar temporariamente no apartamento de Bonnie e Christy, ela se muda para a casa de Marjorie.
  • Yvette Nicole Brown como Nora Rogers (5ª Temp-presente): A Nova madrinha no AA de Christy, que trabalha como uma mulher do tempo na TV, e se encontra violando suas regras estabelecidas sobre não interagir com afilhados fora do AA com Christy.
  • Lauri Johnson como Beatrice (3ª Temp-presente): Uma garçonete no restaurante onde as mulheres do AA sempre comem.
  • Kevin Pollak como Alvin Biletnikoff (1ª-2ª Temp.), pai de Christy e ex-namorado de Bonnie, que as abandonou quando Christy nasceu. Apesar de ele ser casado e com dois filhos, ele ama Christy e faz o que pode para ajudar a sua vida. Ele e Bonnie normalmente se tratam com desprezo e ódio sobre os vários erros de cada um deles fez no passado, mas eles parecem ainda manter alguma afeição para com o outro. Na 2ª temporada, Alvin tem um ataque cardíaco, enquanto está na cama com Bonnie, e morre.
  • Octavia Spencer como Regina Tomkins (1ª-3ª Temp.), Uma colega do AA e gerente de dinheiro que desviou de seus clientes e agora está enfrentando uma pena de prisão.
  • Reggie De Leon como Paul (1ª-3ª, 5ª-6ª Temp.), ajudante de Chef Rudy silencioso e muitas vezes submisso.
  • Courtney Henggeler como Claudia (1ª-3ª Temp.), esposa de Gabriel, rica e esnobe que, no entanto, parece ser miserável sobre sua "suposta" infidelidade.
  • Sara Rue como Candace Hayes (2ª-4ª Temp.), a nova esposa rica de Baxter, sob cuja influência ele se tornou responsável. Ela parece não se entender com Christy e parece estar tentando se tornar uma mãe substituta de Roscoe. A hostilidade entre as duas torna-se muito maior na terceira temporada, quando o rico pai de Candace, Fred (Harry Hamlin), começa a namorar com Christy e Candace acusa Christy de apenas estar com ele por seu dinheiro.
  • Steven Weber como Patrick Janikowski (5ª Temp.): o irmão mais novo de Adam e o interesse amoroso de Christy.

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

  • Jon Cryer como ele mesmo (1ª Temp. EP. 01).
  • Justin Long como Adam Henchy (1ª Temp. EPs. 03, 06 e 08), Um engenheiro civil que se torna o primeiro namorado de Christy desde sua sobriedade. Christy depois rompe com ele em um ataque nervoso após a tentativa de adiar qualquer interação sexual.
  • Ed Asner como Jack (2ª Temp. EP. 05), um inquilino no novo prédio de apartamentos que Bonnie e Christy vão morar.
  • Beverly D'Angelo como Lorraine (2ª Temp. EPs. 09, 11 e 12), a ex-mulher de Alvin.
  • Colin Hanks como Andy (2ª Temp. EP. 09), um atraente vizinho solteiro de Christy.
  • Chris Pratt como Nick (4° Temp. EP. 11), um instrutor de equitação charmoso.

Dublagem (versão brasileira)[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublador(a) Brasil
Christy Priscila Amorim
Bonnie Mariangela Cantú
Marjorie Márcia Morelli
Jill Sylvia Sallustti/ Angélica Borges (4x07)/ Mabel Cezar (4x08)
Wendy Guilene Conte
Adam Hélio Ribeiro
Violet Gabriella Bicalho
Baxter Rodrigo Oliveira
Roscoe Mattheus Caliano
Rudy Léo Rabelo
Gabriel Ettore Zuim
Luke Charles Emmanuel
Alvin Mauro Ramos
Regina Vânia Alexandre
Candace Flávia Saddy
Direção de dublagem Gabriella Bicalho
Tradução Danielle Ribeiro
Dublado nos estúdios Delart, Rio

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Mom teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em sua 1ª temporada, com base de 25 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 65% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 6.8, usada para avaliar a recepção do público.[8]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações de Mom
Ano Premiação Categoria Indicado Resultado
2014 People's Choice Awards Nova Comédia Favorita[9] Chuck Lorre Indicado
Atriz Favorita em Nova Série Anna Faris Indicado
Atriz Favorita em Nova Série Allison Janney Indicado
Critic's Choice Television Awards Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia Allison Janney Venceu
Melhor Convidado(a) em Série de Comédia Mimi Kennedy Indicado
Primetime Emmy Awards Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia Allison Janney Venceu

Referências

  1. AdoroCinema, Mom - Temporada 1, consultado em 2 de novembro de 2017 
  2. «Mom estreia no Warner Channel». Boxdeseries.com. 7 de outubro de 2014. Consultado em 30 de dezembro de 2013 
  3. http://www.rtp.pt/programa/tv/p30797
  4. Ferreira, Filipa (8 de junho de 2017). «Fox Comedy estreia MOM». Espalha-Factos. Consultado em 16 de junho de 2017 
  5. http://deadline.com/2018/04/mom-renewed-season-6-cbs-all-chuck-lorre-comedies-1202360530/
  6. «Primeiras Impresões Mom». SpinOff.com.br. 24 de setembro. Consultado em 30 de dezembro  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  7. «Série 'Mom' mostra lado cômico do dia a dia de uma mãe solteira». FolhadeS.Paulo. 8 de outubro de 2013. Consultado em 30 de dezembro de 2013 
  8. «Mom» (em inglês). Metacritic. Consultado em 9 de setembro de 2014 
  9. «Confira a lista de indicados ao People's Choice Awards 2014». Teleseries.uol.com.br/. 5 de novembro de 2013. Consultado em 2 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]