NBC Nightly News

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NBC Nightly News
Informação geral
Formato telejornal
Gênero Jornalístico
Duração 30 minutos
Criador(es) Reuven Frank
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Apresentador(es) Lester Holt (2015–presente, diariamente)
Kate Snow (2015–presente, aos Domingos)
Narrador(es) Bill Hanrahan (1970–1983)
Howard Reig (1983–2007)
Michael Douglas (2007–presente)
Finais de semana:
Bill Wolff (2007–presente)
Tema de abertura The Mission, John Williams
Tema de encerramento The Mission, John Williams
Exibição
Emissora original Estados Unidos NBC
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 3 de agosto de 1970 - presente
Cronologia
Huntley-Brinkley Report

NBC Nightly News é o principal telejornal diário da NBC News e é o noticiário líder em audiências nos Estados Unidos da América.[1] NBC Nightly News é transmitido em direto, todos os dias, a partir do estúdio 3B da NBC Studios, GE Building, 30 Rockefeller Center, New York.

Atualmente, as transmissões semanais são apresentadas por Lester Holt, que substituiu o antigo âncora Brian Williams. Brian foi suspenso por seis meses da NBC após admitir que inventou uma história sobre quando cobriu a guerra no Iraque. O jornalista afirmava que estava em um helicóptero que foi atingido, em 2003.

Durante a semana o telejornal é transmitido pela maioria das estações NBC nos Estados Unidos, indo ao ar a partir das 18:30 na costa Leste e as 19:00 na costa Oeste (6:30-7:00p.m.), após o noticiário local.

História e Ancoragem[editar | editar código-fonte]

David Brinkley e John Chancellor

Com a aposentadoria de Chef Huntley, o Huntley-Brinkley Report teve seu nome modificado para NBC Nightly News, indo ao ar no dia 3 de Agosto de 1970 contando com três âncoras: David Brinkley, John Chancellor e Frank McGee, onde os mesmos se revezavam na apresentação das notícias. O programa era apresentado ao menos por um dos âncoras, geralmente por dois e raramente pelos três âncoras.

Com os executivos da rede perdendo a instabilidade, e o Nightly News perdendo audiência para o CBS Evening News, a NBC decide interromper o sistema de rotação realizado entre os âncoras. McGee passou a apresentar o Today, Brinkley passou a fornecer comentários ao Nightly News direto de Washington DC, e Chancellor assumiu como único âncora do telejornal. Em 1976, Brinkley voltou à mesa de ancoragem retomando a dupla que fazia com Chancellor no comando do programa. As apresentações eram feitas a partir de Nova Iorque. Em outubro do mesmo ano o telejornal volta a ser apresentado por uma única pessoa.

Apesar das diversas mudanças, Chancellor nunca foi capaz de abater Walter Cronkite e o CBS Evening News, embora o Nightly News conseguisse, às vezes, manter o segundo lugar no horário.

Jane Pauley, âncora aos finais de semana, e Tom Brokaw.

Em 5 de Abril de 1982 Tom Brokaw, âncora do Today desde 1976, assumiu a posição de âncora do jornal, antigo lugar ocupado por John Chancellor, no qual passou a posição de comentarista editorial até sua aposentadoria, em 1993. Roger Mudd, âncora do telejornal em Washington, foi retirado de transmissão e em 5 de Setembro de 1983, Brokaw assumiu a posição de âncora solo, no mesmo dia em que seu concorrente, Peter Jennings, tornou-se âncora único do ABC World News Tonight. A presença de Brokaw lentamente atraiu telespectadores e, no início da década de 1990, passou a lutar pela liderança de audiência com o ABC World News Tonight. Em 1997 o Nightly News solidificou sua liderança, permanecendo no lugar durante 10 anos. A antiga concorrente da NBC, a CBS Evening News, ancorado por Dan Rather, havia perdido audiência que teve durante a era Cronkite, e caiu para o terceiro lugar.

Em maio de 2002, Brokaw anunciou sua aposentadoria como âncora do Nightly News para entrar em vigor após as eleições presidenciais em 2004. A transmissão final de Brokaw foi ao ar em 1 de dezembro de 2004, encerrando os 22 anos de ancoragem e 21 como jornalista chefe da rede - com mandado recorde na NBC.

Brian Williams, atual âncora semanal do NBC Nightly News

Brian Williams, substituto frequente de Tom Brokaw, tornou-se âncora permanente do telejornal em 2 de dezembro de 2004. Do primeiro dia de Williams como âncora, até 2007, onde deslizou e perdeu espaço para o segundo colocado, o ABC World News, com Charles Gibson, o Nightly News teve em média de 10 milhões de telespectadores diários. Alguns meses depois do deslize o telejornal recuperou a audiência e se tornou o mais assistido nos Estados Unidos.

Williams começou a elevar sua popularidade devido a repercussão das reportagens realizadas ao vivo na região atingida pelo Furacão Katrina no estado da Louisiana, em agosto de 2005.

O NBC Nightly News começou a ser transmitido em alta definição (1080i) em 26 de Março de 2007. A maioria das imagens continuaram sendo filmadas em analógico, enquanto os escritórios de notícias da rede convertiam-na para HD. As operações do telejornal passaram a ser totalmente em HD no ano de2009 (o CBS Evening News começou as transmissões em HD em 7 de Janeiro de 2008, e o ABC World News em 25 de Agosto de 2008, durante a cobertura da Convenção Nacional dos Democratas de 2008).

Atualmente o NBC Nightly News é o telejornal com maior audiência dos Estados Unidos, com média de 9,3 milhões de espertadores. Pouco de um milhão a mais do segundo colocado, o ABC World News, com David Muir.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]