Nasrollah Entezam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nasrollah Entezam
Nascimento 16 de fevereiro de 1900
Teerã
Morte 19 de dezembro de 1980 (80 anos)
Teerã
Cidadania Irã
Alma mater Universidade Técnica de Berlim
Ocupação diplomata, político

Nasrollah Entezam (em persa نصر الله انتظام; næsroˈlːɔːh enteˈzɔːm; Teerã, 16 de fevereiro de 190019 de dezembro de 1980) foi um ministro e diplomata iraniano.[1]

Em 1943 foi nomeado Ministro da Saúde no gabinete do primeiro ministro Ahmad Qavam. No gabinete seguinte de Ali Soheili assumiu inicialmente o Ministério dos Correios, Telégrafo e Telefone e depois o Ministério dos Transportes. Chefiou o Ministério dos Transportes até sua nomeação como Ministro das Relações Exteriores pelo primeiro-ministro Morteza Gholi Bayat. Em março de 1945 Entezam renunciou ao cargo de Ministro das Relações Exteriores para viajar com a delegação iraniana a São Francisco para a assembleia de fundação das Nações Unidas. A partir de 1947 foi o representante permanente e embaixador do seu país na Organização das Nações Unidas (ONU). Entezam foi Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1950.

Em 1953 Entezam foi chamado de volta pelo primeiro-ministro Mohammed Mossadegh como embaixador nas Nações Unidas, sendo imediatamente enviado para Washington, D.C. após a derrubada de Mossadegh como embaixador iraniano. Em 1958 Entezam foi enviado a Paris como embaixador. Em 1962 retornou ao Irã para se tornar ministro sem pasta no gabinete do primeiro-ministro Asadollah Alam.

Seu irmão Abdullah Entezam-Saltaneh foi embaixador e Ministro das Relações Exteriores do Irã.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Abbas Milani: Eminent Persians: the men and women who made modern Iran (1941-1979). Syracuse University Press, Nova Iorque, 2008, p. 129–133.


Precedido por
Carlos Peña Rómulo
Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas
1950
Sucedido por
Luis Padilla Nervo


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nasrollah Entezam