Ordem da Águia Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrela da Ordem da Águia Negra

A Ordem da Águia Negra (Alemão: Hoher Orden vom Schwarzer Adlerorden) foi a mais alta ordem de cavalaria do Reino da Prússia.[editar | editar código-fonte]

Foi instituída em 17 de Janeiro de 1701 pelo príncipe elegido Frederico III de Brandemburgo (que se tornou Frederico I, Rei da Prússia, no dia seguinte). No seu exílio alemão após a Primeira Guerra Mundial, o deposto Emperador Kaiser Guilherme II, continuou a premiar a ordem à sua família. Este até tornou a sua segunda esposa, a Princesa Hermínia Reuss de Greiz, uma Senhora na Ordem da Águia Negra.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Os estatutos da ordem foram publicados dia 18 de Janeiro de 1701, e revistos em 1847. A ordem era limitada a um pequeno número de cavaleiros dividido em duas classes: membros das casas reinantes (composto pela Casa de Hohennzollern e outras casas, ambas alemãs e estrangeiras) e cavaleiros capitulares. Antes de 1847, os membros eram somente nobres, mas após esta data  os cavaleiros capitulares foram promovidos à nobreza (Adelstand). Os cavaleiros capitulares eram geralmente oficiais de altos cargos no governo ou militares.

A Ordem tinha apenas uma classe, mas também podia ser premiada com a prerrogativa do Rei "com a corrente" ("mit der Kette") ou sem ("ohne Kette").  Por estatuto, os membros também podiam ter a Grande Cruz da Ordem da Águia Vermelha, e usar o emblema da ordem com uma fita à volta do pescoço. A partir de 1862, membros da casa real da Prussia, pertencentes à ordem, também recebiam a 1ª Class da Ordem da Coroa Prussiana.

Insígnia[editar | editar código-fonte]

Emblema da Ordem da Águia Negra.

O emblema da Ordem era um cruz de ouro maltesa, esmaltado em azul, com águias coroadas em ouro preto entre os braços da cruz. O medalhão de ouro no centro continha o monograma real de Frederico I ("FR", para Fredericus Rex).

Este emblema era usado com um fita larga (ou faixa) ou como colar (ou "corrente"). A faixa da ordem era laranja usada do ombro esquerdo ao lado direito da anca, onde assentava o emblema. A cor da faixa foi escolhida em honra de Louise Henriette de Nassau, filha do Príncipe de Orange e primeira esposa do grande elegido. O colar ou corrente (Kette) era usado à volta do pescoço e assentava nos ombros, com o emblema suspenso a partir do centro; o colar tinha 24 links elaborados interligados: alternativamente, uma águia negra e um dispositivo com um medalhão central com o lema da Ordem (Suum Cuique - literalmente "cada um na sua", mas idiomaticamente "cada um de acordo com os seus méritos"), uma série de FRs que formam um padrão cruzado, um anel esmaltado em azul à  volta disso e coroas em cada ponto de cruzamento.

A estrela da Ordem tinha 8 pontas em prata, com raios direitos ou facetados, dependendo do design do joalheiro. O medalhão central exibia uma águia preta (que agarrava uma grinalda de louros com as garras esquerdas e um cetro com as direitas) num fundo preto, cerdada por uma anel esmaltado em branco com uma coroa de laureles e o lema da Ordem.

Nas reuniões da Ordem da Águia Negra, e em certas cerimónias, os cavaleiros usavam capas de veludo vermelho com revestimentos azuis. Bordado no ombro esquerdo de cada capa estava uma grande estrela da Ordem.

Membros da Ordem[editar | editar código-fonte]

Desde a sua fundação em 1701 a 1918, a Ordem da Águia Negra foi premiada 407 vezes, com 57 destas premiações durante o reino de Frederico I (1701-1713). Em 1918, os cavaleiros da ordem totalizaram 118 prémios: 14 eram membros da casa real da Prússia, um membro da Casa de Hohenzollern, 49 (dos quais 9 eram de estados na altura em guerra com a Alemanha) eram membros de outras casas reinantes, e 54 (incluindo 17 que ainda não tinham sido inteiramente premiados) eram alemães que não pertenciam à realeza. Súbditos do Rei da Prússia, que receberam a ordem que só foi administrada em uma classe, foram promovidos para a parceria e receberam título hereditário.

A partir dos manuais do Estado da Prússia, é claro que a Ordem da Águia Negra (bem como, por estatuto, as outras ordens prussianas, como mencionado acima) foi conferida a todos os membros masculinos da família real nos seus 10º aniversários; estes homens recebiam o colar da Ordem em seus 18º aniversários. A Ordem também foi conferida às rainhas prussianas (e, mais tarde, às imperatrizes alemãs), embora outras mulheres, membras da família real, geralmente recebessem a Ordem de Louise, em vez desta.

Receptores notáveis[editar | editar código-fonte]

Desde a sua criação em 1701 até 1918, a ordem foi entregue 407 vezes.

Lista parcial:

Membros da casa real prussiana[editar | editar código-fonte]

Outras casas reinantes[editar | editar código-fonte]

Frederico III da Alemanha

Civis e militares[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]