Pappus de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arrows-move.svg
Em 05 de abril de 2014 foi proposta a renomeação deste artigo para Papo de Alexandria. Se não concorda, use a página de discussão.
Obs.: forma traduzida
Mathematicae Collectiones de Pappus (edição de 1589).

Pappus ou Papo de Alexandria[1] [2] [3] (em grego Πάππος ὁ Ἀλεξανδρεύς, transl. Páppos hò Alexandreýs) foi um egípcio helenizado nascido em Alexandria, Egito, e um dos mais importantes matemáticos helenísticos da antiguidade .Foi um geômetra grego importante, pesquisador e autor de muitos textos sobre cientistas da antiga civilização grega, entre eles a sua principal obra,Synagoge (320 d. C.) ou Coleção Matemática, um tratado em grego composto em oito livros dos quais o primeiro e parte do segundo extraviaram-se, onde são encontrados relatos e novas provas e temas suplementares para várias proposições de Arquimedes, Euclides, Apolônio e Ptolomeu, entre outros, sobre superfícies de revolução, planos, sólidos e lineares.

Descobriu vários teoremas precursores da Geometria Projetiva, pesquisou o chamado Problema de Dido ou Isoperimétrico e, curiosamente, demonstrou que, dentre as formas que as abelhas poderiam ter empregado para fazer seus favos, a adotada é a que mais economiza cera. 

Suas conclusões foram o ponto de partida para a invenção da geometria analítica por Descartes, treze séculos após. Junto com Diofanto, foram os dois principais matemáticos da chamada Idade de Prata da Universidade de Alexandria (250-350). Também escreveu sobre música e hidrostática e morreu em algum lugar da Grécia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Cherman, Alexandre; Bruno Rainho Mendonça (2010). Por que as coisas caem? Zahar [S.l.] ISBN 978-85-3780-177-2. 
  • Crease, Robert P. (2012). As grandes equações: A história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram Zahar [S.l.] 
  • http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.