Parque Severo Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Severo Gomes
Granja Julieta
Vista interna do parque.
Localização Rua Pires de Oliveira, 356 (Granja Julieta), São Paulo, SP
Tipo Público
Área 34.9 mil m²
Inauguração 1989 (28 anos)
Administração SVMA

O Parque Severo Gomes é um parque localizado no bairro de Granja Julieta, no distrito de Santo Amaro, na zona sul da cidade de São Paulo. Conhecido pelos antigos frequentadores como "Pracinha da Granja", a área do parque é remanescente de uma área verde que desde a década de 1970 abrigava um Centro de Convivência pertencente ao loteamento de duas chácaras, Vila Elvira e Granja Julieta. Foi inaugurado em 1989, e em 1992, recebeu o seu nome atual, Severo Gomes, em homenagem a um político paulista. O parque é dividido por ruas, configurando espaços distintos: área de lazer com playground, área arborizada junto ao curso d’água com trilhas para caminhada e uma área restrita de preservação permanente.[1]

Apresenta vegetação composta por áreas ajardinadas, bosques e vegetação ribeirinha ao longo do Córrego do Judas. Destacam-se alfeneiro, amoreira, angico, espatódea, eucalipto, ingá-banana, grevílea-gigante, paineira, pessegueiro-do-mato, pinheiro-australiano, suinã e tarumã. Foram registradas 58 espécies.

Já a sua fauna compreende 78 espécies, sendo 17 de borboletas, incluindo belos exemplares do grupo “rabo-de-andorinha”, que apresenta asas pretas com manchas amarelas e detalhes vermelhos. Além disso, ocorre uma espécie de peixes e 58 de aves. Neste grupo, ocorrem espécies endêmicas da Mata Atlântica como periquito-tiriba, periquito-rico e tié-preto, além de migratórias, a saber: bem-te-vi-rajado, tesoura, suiriri e andorinhão-do-temporal. Embora infrequentes, o sabiá-coleira, o coleirinho, o encontro e o gaturamo-verdadeiro podem ser vistos. É possível observar diversas espécies de pica-paus, sabiás e papa-moscas, tiranídeos da família do bem-te-vi. Mamíferos como gambá-de-orelha-preta e saguis também podem ser avistados.

O parque oferece regularmente trilhas monitoradas, atividades de educação ambiental e físicas.

Galeria de Fotos
Entrada do Parque (1) Entrada do Parque (2) Playground Orquídea Sabiá Vista do Parque (1)
Entrada do Parque (1) Entrada do Parque (2) Playground Orquídea Sabiá Vista do Parque (1)
Vista do Parque (2) Vista do Parque (3) Vista do Parque (4) Vista do Parque (5) Vista do Parque (6) Vista do Parque (7)
Vista do Parque (2) Vista do Parque (3) Vista do Parque (4) Vista do Parque (5) Vista do Parque (6) Vista do Parque (7)

Referências