Granja Julieta (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parque Severo Gomes)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Granja Julieta
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Pombal Granja Julieta Paulo Castagna.jpg
Pombal da Praça Bartolomeu Pimentel, no bairro de Santo Amaro (São Paulo - SP), última construção remanescente da antiga Granja Julieta (primeira metade do século XX).
Imigração predominante  Alemanha Portugal Portugal
 Itália  Estados Unidos
 Bélgica
Distrito Santo Amaro
Subprefeitura Santo Amaro
Região Administrativa Centro-Sul

Granja Julieta é um bairro nobre do distrito paulistano de Santo Amaro, na zona Centro-Sul de São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

Situa-se entre a avenida marginal do rio Pinheiros e a avenida Santo Amaro e Avenida João Dias. É um bairro altamente valorizado, com muitas áreas verdes, sendo exclusivamente residencial (Z1). Uma das áreas verdes que podem ser destacadas, é o Parque Severo Gomes, dentro do qual há um córrego e muitas árvores nativas, inclusive muitas espécies da Mata Atlântica.

Na Granja Julieta havia a "Parada do Galinheiro", da antiga "Companhia de Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro" que ligava São Paulo de Piratininga à "Villa" de Santo Amaro de Ibirapuera. A denominação antiga da Granja Julieta (nome dado em homenagem à esposa de um antigo proprietário, o açoriano Manuel Justino de Almeida) era Chácara dos Belgas. Nas proximidades da Chácara dos Belgas existia também a Vila Elvira, da família Barroso, que acabou sendo incorporada à Granja Julieta. Consta que existiu no local o maior zoológico particular da América Latina, com antílopes, ursos e onças. O pombal da Praça Bartolomeu Pimentel, da primeira metade do século XX, em ruínas na década de 1980 e reconstruído na década de 1990, é a última construção remanescente da antiga Granja Julieta.

A ocupação da área por residências começou na década de 50. Nos anos 70 já estava quase completamente ocupada por residências de classe média-alta.

Em 1958 o bairro recebeu a Igreja da Paz (luterana)[1] e, em 1989, foi revitalizado o Parque Granja Julieta, renomeado em 1992 para Parque Severo Gomes,[2] em homenagem ao senador que faleceu no acidente aéreo que também vitimou Ulysses Guimarães.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.