Partido da União pela Liberdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Partido da União pela Liberdade (em inglês: Liberty Union Party) é um partido político do estado americano de Vermont, fundado em 1° de junho de 1970 pelo ex-congressista William H. Meyer com Peter Diamondstone, Dennis Morrisseau e outros[1][2] tendo como base o movimento em oposição à Guerra do Vietnã e o Partido Popular dos anos 1960. O Partido se define como socialista e não-violento.

História[editar | editar código-fonte]

O União pela Liberdade às vezes apoia candidatos de outros partidos que sente que oferece uma visão de mundo e metas compatíveis com as suas. Ao longo dos anos, apoiou vários candidatos à presidência dos mais diversos partidos de esquerda. Em 1980, 1988, 1996 e 2000, apoiou os candidatos do Partido Socialista. Mary Alice Herbert, candidata do partido ao cargo de vice-governadora em 2006, foi a vice na chapa do Partido Socialista em 2004. Entretanto, devido a conflitos com seu companheiro de chapa Walt Brown, o UL cedeu seu espaço nas cédulas de votação para os membros do Partido Operário Mundial John Parker e Teresa Gutierrez. Em 2008, o candidato a presente do Partido Socialista Brian Moore, foi o único a conseguir as mil assinaturas necessárias para participar das primárias do União pela Liberdade. Como o resultado das primárias devem ser respeitados, então Moore e Stewart Alexander foram os candidatos do União pela Liberdade na eleição de novembro.[3][4]

Em 2004, alguns membros do UL tentaram participar das primárias do Partido Progressista de Vermont (PPV), que havia conseguido o direito de ter seu nome incluído nas cédulas de votação em 2000.[5] Bernie Sanders, cujo mandato na prefeitura de Burlington inspirou a fundação do PPV, se filiou ao União pela Liberdade em 1971 e foi candidato a diversos cargos pelo partido antes de decidir abandonar a política partidária e concorrer como político sem partido.[6] O UL havia perdido o direito de aparecer nas cédulas de votação do estado em 1994, mas reconquistou esse direito dez anos depois, em 2004, quando o candidato a auditor de contas Jerry Levi obteve 6% dos votos. Em 2006, o UL apresentou nove candidatos para disputar nove cargos, incluindo governador, senador dos Estados Unidos e representante do distrito único de Vermont, novamente recebendo votos suficientes para continuar aparecendo nas cédulas de votação.

Nas eleições municipais de 2009, o UL e o PPV apoiaram David Van Deusen, que foi eleito para o cargo de vereador em Moretown. Van Deusen, à época vice-presidente distrital da AFL-CIO, também recebeu o apoio de sindicatos. Em 2010, Van Deusen foi reeleito, novamente concorrendo pela chapa UL-PPV e com o apoio dos sindicatos. Dessa vez, foi o vereador mais votado. Em 2011, escolheu não buscar a reeleição e concorreu ao cargo de chefe da polícia de Moretown (cargo que ocupou em 2007). Ele ganhou o cargo, mas sem o apoio do UL. Durante os dois mandatos de Van Deusen na vereança, ele conseguiu aumentar o salário de todos os funcionários não-eleitos da cidade, diminui os impostos para veteranos de guerra, conseguiu abrir a prefeitura semanalmente para um grupo de brincadeiras de crianças e apoiou um sistema de saúde universal em Vermont.

Em 2012, o partido novamente conseguiu obter o número de votos necessários para aparecer nas cédulas eleitorais. Sua candidata ao cargo de secretária de estado Mary Alice Herbert obteve 13,1% dos votos contra o candidato apoiado pelos democratas, progressistas e republicanos Jim Condos.[7] Em 2014, o partido conseguiu obter novamente o número de votos necessários para aparecer nas cédulas de votação. Desta vez, Mary Alice Hebert obteve 10,3% na disputa ao cargo de secretária de estado. Em outras disputas o partido também atingiu a cláusula de barreira. Murray Ngoima recebeu 8,3% dos votos para secretário do tesouro, Rosemary Jackowski recebeu 3,94% dos votos para advogada-geral, Bem Bosley obteve 13,9% para Senador pelo distrito de Grand Isle e Jerry Levy & Aaron Diamondstone tiveram 5% e 4,63%, respectivamente, na disputa para Senador pelo distrito de Windham County.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]