Plotter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Plotagem)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Plotter Gerber Infinity

Um plotter ou Lutther é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo mapas cartográficos, projectos de engenharia e grafismo.

Primeiramente destinados a impressão de desenhos vetoriais, segundamente encontram-se em avançado estado de evolução, permitindo impressão de imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 3560 dpi de resolução.

Plotter de recorte[editar | editar código-fonte]

Uma outra variação é o plotter de recorte, na qual uma lâmina recorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador, através de um programa vectorial. A Roland DG, empresa japonesa, apresentou ao mundo em 1988 a primeira plotter de recorte de vinil do mundo, a CAMM-1 PNC-1000.

As plotter de recorte são indicadas para recorte de vinil no mercado de sinalização, comunicação visual, serigráfico, indústria têxtil, indústria de vidros e no de brindes promocionais. Vários materiais podem ser utilizados tais como o vinil adesivo, vinil adesivo refletivo, filmes rubi ou âmbar, flock térmico, sand blast entre outros, muito utilizada em publicidades como placas, letreiros, informações do ramo da comunicação visual, mas ultimamente vem se destacando também em decoração de parede e até mesmo para evitar que pássaros colidam com as vidraças.

A plotter de recorte também pode ser usado para recortar placas de PVC, acrílico ps entre outros materiais muito usados em comunicação visual.

Plotter de impressão[editar | editar código-fonte]

Conhecidos como plotters de impressão ou impressoras de grande formato, não dão saída como as impressoras desktop convencionais, utilizando programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, JPG, DWG, EPS e outros. Essas impressoras podem usar diversos suportes como papel comum, fotográfico, película, vegetal, filmes de PVC auto-adesivos, lonas e tecidos especiais. Com o passar dos anos, novas tecnologias chegaram e a quantidade de opções se multiplicou. A maior diferença entre estes equipamentos está na definição de imagem, velocidade e largura de impressão. A velocidade de impressão pode chegar a a até 110 m² por hora, utilizando cabeças de impressão tais como Roland DG, Xaar, Konica Minolta, Spectra, Ricoh, Epson e HP. As plotters de impressão podem ter até 5 metros de largura de impressão. Estes equipamentos são empregados em empresas de comunicação visual que produzem painéis, outdoors, decoração para carros, decoração para ambientes e vitrines, sinalização corporativa, etc. Algumas plotters de impressão possuem função de recorte conjugada, ou seja, recortam o vinil adesivo logo após imprimir, a partir de uma máquina

Plotter de impressão com recorte[editar | editar código-fonte]

As plotters de recorte com impressão (ou impressoras de grande formato com recorte integrado) é uma junção da tecnologia da plotter de recorte com a plotter de impressão (ecossolvente, solvente, uv, látex entre outros) para que seja executada em um único processo o trabalho. A Roland DG apresentou em 1995 o primeiro dispositivo de impressão com recorte para vinil do mundo, o ColorCAMM PNC-5000. As principais marcas do mercado brasileiro são Roland DG, HP, EPSON, Mimaki, Ricoh e Ampla.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.