Podzol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Caso precise de ajuda para corrigi-lo, proponha a manutenção do artigo, seguindo as instruções na página.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Exemplo de solo Podzol

O Podzol (Podsol, em Inglês) é um tipo de solo típico de Florestas Coníferas ou Floresta Boreal. Esse tipo de solo é encontrado em regiões frias e úmidas, como na Rússia e no Canadá (Ontário).

São ricos em ferro e lima (de onde vem seu nome: pod: embaixo, zola: cinza). É formado sob umidade, condições frias e ácidas, especialmente em áreas ricas em quartzo. O perfil do solo é designado pelos Horizontes(de cima para baixo, respectivamente): O (matéria orgânica), A (arável, rico em matéria orgânica), B (Elementos inorgânicos, predominantemente), C (Transição entre solo e crosta) até que chega na Rocha (ou Crosta).

É um solo fértil, e por causa disso é muito devastado e utilizado para pastagens.

É um dos 30 grupos básicos de solo reconhecidos pela Base de Referência Mundial para Recursos de Solos (WRB), sistema de classificação de solos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).