Pontifício Ateneu de Santo Anselmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pontifício Ateneu de Santo Anselmo (em italiano: Pontificio Ateneo Sant'Anselmo) é um instituto educacional em Roma, fundado por ordem papal,[1] e uma universidade internacional beneditina que oferece cursos em filosofia, teologia & liturgia, filosofia & misticismo, estudos monásticos, línguas, teologia sacramental e história teológica. Está localizada na igreja de Sant'Anselmo all'Aventino, no Monte Aventino.

Desde 10 de março de 2015, o rector magnificus do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo é o reverendo Juan Javier Flores Arcas, O.S.B., um padre beneditino da Espanha, membro do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A universidade foi restaurada à sua forma atual pelo papa Leão XIII em 1887,[3] criada em homenagem a Santo Anselmo de Cantuária.

Atividades[editar | editar código-fonte]

Sant'Anselmo recebe estudantes de congregações beneditinas de todo o mundo com o objetivo de "prover treinamento teológico a beneditinos e outras congregações da Igreja Universal".[4]

O instituto foi canonicamente estabelecido pela Santa Sé como uma Faculdade de Liturgia Sagrada da Pontifícia Universidade de Santo Anselmo para promover a ciência litúrgica através da pesquisa e do ensino. Como tal, está habilitada , em nome do santo padre, a conceder os títulos acadêmicos de licenciatura (SL.L) e doutorado (SL.D).

A biblioteca da universidade foi criada através da doação de diversas congregações beneditinas e das coleções particulares do cardeal Dusmet Gaetano Bernardino. O atual responsável é Luigi Gioia, O.S.B.

Referências

  1. «Sant Anselmo» (em italiano). Diocesi di Roma 
  2. «Rinunce e nomine, 10.03.2015» (em italiano) 
  3. «Sant Anselmo» (em inglês). Site oficial 
  4. «Sant Anselmo: Quem somos» (em inglês). Site oficial