Portal:Madonna/Canção seleccionada/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Madonna performando "Hung Up" durante a Confessions Tour.

"Hung Up" é uma canção da cantora americana Madonna. Foi escrito e produzido por Stuart Price, e lançado como o primeiro single de seu décimo álbum de estúdio, "Confessions on a Dance Floor". Inicialmente utilizado em uma série de anúncios televisivos e seriados, a canção foi lançada como single do álbum em 17 de outubro de 2005. Desde então a canção foi incluída no álbum de Greatest Hits "Celebration", lançado em 2009. Também se tornou a primeira faixa de Madonna a ser lançada digitalmente pelo iTunes.

"Hung Up" possui os acordes do hit Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) do grupo de Pop e Disco Music ABBA. Madonna recebeu autorização para a utilização dos samples de Benny Andersson e Björn Ulvaeus, compositores e ex-integrantes do grupo. Musicalmente a música é influenciada pelo pop dos Anos 80, além da Disco Music que marcou presença nos Anos 70 em grupos como ABBA, Bee Gees a cantora Donna Summer. Também se destaca na canção elementos de fundo de um relógio que sugerem o passar do tempo. Liricamente a música é descrita como um número de dança tradicional sobre uma mulher forte e independente, que tem problemas de relacionamento.

"Hung Up" recebeu elogios da crítica, observando que a canção recuperou a grande popularidade da cantora, ofuscada pelas polêmicas políticas e sociais de seu, até então, último álbum, "American Life", em 2003. A canção freqüentemente tem sido considerada a melhor de gênero dance na carreira da cantora, sendo comparada a best-sellers de sua carreira, como "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue" e "Ray of Light". Eles também elogiaram a sincronização eficaz da amostra do ABBA com a música real. "Hung Up" obteve um grande sucesso comercial, chegando no topo das paradas de 41 países ao redor do mundo, tendo entrado para o Guinness World Records como a canção que mais ficou em primeiro lugar na história. A canção tornou-se seu trigésimo-sexto single no Top 10 da Billboard Hot 100, igualando-se a Elvis Presley como a artista com mais canções no Top 10 americano. Tornou-se também a música dance mais bem sucedida da década nos Estados Unidos na Década de 2000. "Hung Up" continua a ser um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com vendas de mais de dez milhões de cópias em todo o mundo, sendo a canção mais vendida da carreira da cantora.

Madonna performou a música em uma série de apresentações ao vivo, incluindo como o número final na turnê Confessions Tour em 2006, e na Stick & Sweet Tour em 2008, onde mesclou a canção com gêneros como Rock e R&B. O vídeoclipe da música é um tributo a John Travolta, em seus filmes e na dança em geral. Dirigido por Johan Renck, o clipe começa com Madonna vestida com um maiô rosa dançando sozinha em um estúdio de balé e conclui em um salão de jogos, onde ela dança com sua trupe de backup. Durante o videoclipe, são intercaladas cenas de pessoas exibindo suas habilidades de dança em uma variedade de configurações, incluindo um bairro residencial de Los Angeles, um pequeno restaurante e no Metrô de Londres. Madonna e os dançarinos também praticam Parkour durante o video.