Portal:Studio Ghibli/Filme selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Omoide Poro Poro (おもひでぽろぽろ?) é um filme animado japonês de 1991, dirigido e escrito por Isao Takahata, baseado no mangá homônimo de Hotaru Okamoto e Yuko Tone, lançado em 1982. É a quinta produção do Studio Ghibli, e a empresa Toho ficou encarregada de sua distribuição. O filme é considerado um marco importante para os filmes animados, principalmente por causa da originalidade do tema proposto, já que a vida amorosa de uma mulher de 27 anos é um tema bastante incomum na animação.

Leia mais...

Kaze Tachinu (風立ちぬ?) é um filme animado japonês de 2013, do gênero drama biográfico, com direção e roteiro de Hayao Miyazaki, é baseado no romance homônimo de Tatsuo Hori, lançado originalmente em 1936. É o 19.º longa-metragem de animação do Studio Ghibli, distribuído internacionalmente pela Toho. O elenco da película é composto pelas vozes de Hideaki Anno e Miori Takimoto, ambos como os protagonistas, e com vozes adicionais de Nomura Mansai, Hidetoshi Nishijima, Masahiko Nishimura, Stephen Alpert, entre outros.

Leia mais...

Majo no Takkyūbin (魔女の宅急便?) é um filme japonês de animação e fantasia, lançado em 1989. Dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli, o seu roteiro é baseado a partir do romance homônimo escrito por Eiko Kadono, em 1985. Na trama do enredo, a jovem bruxa Kiki sai de casa aos treze anos para tornar-se independente em uma nova cidade de aspecto europeu e devido a sua habilidade de voar, a jovem cria um serviço de entregas, embora a personagem seja uma bruxa, o longa-metragem focaliza nas provações e tribulações da vida cotidiana de uma adolescente. De acordo com Miyazaki, a produção retrata o abismo entre a independência e a confiança nas adolescentes nipônicas. O elenco de dublagem do filme foi composto por Minami Takayama, Rei Sakuma, Keiko Toda, Minami Takayama, Kappei Yamaguchi, entre outros.

Leia mais...

Sen to Chihiro no Kamikakushi (千と千尋の神隠し?) é um filme japonês de animação, dos gêneros aventura e fantasia, lançado em 2001. O longa-metragem foi escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, com as vozes de Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Takeshi Naito, Yasuko Sawaguchi, Tsunehiko Kamijō, Takehiko Ono e Bunta Sugawara. O longa narra as aventuras de Chihiro Ogino (Hiiragi), uma menina de dez anos que se encontra em mudança com a sua família.

Leia mais...

Omoide no Marnie (思い出のマーニー?) é um filme japonês de animação escrito e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, produzido pelo Studio Ghibli, e baseado no romance When Marnie Was There escrito por Joan G. Robinson. Foi lançado no Japão em 19 de julho de 2014. Foi o último filme do Studio Ghibli antes do anúncio da divisão cinematográfica após o filme O Conto da Princesa Kaguya, e a aposentadoria de Hayao Miyazaki, um ano antes do lançamento do filme. O filme foi lançado em Blu-ray e DVD no Japão em 18 de março de 2015.

Leia mais...

Neko no Ongaeshi (猫の恩返し?) é um filme animado japonês de 2002, do gênero fantasia. O longa-metragem foi escrito Reiko Yoshida — baseado no mangá Baron: Neko no Danshaku, de Nozomu Takahashi. Foi produzido por Toshio Suzuki e Nozomu Takahashi, com direção de Hiroyuki Morita, a animação marca a estreia de Morita na direção dos filmes do Studio Ghibli. O filme conta a história de Haru Yoshioka, que acaba salvando um gato prestes a ser atropelado, e por sua gentileza Haru é levada para o "Reino dos Gatos". Neko no Ongaeshi foi lançado nos cinemas japoneses em 20 de julho de 2002.

Leia mais...

Hotaru no Haka (火垂るの墓?) é um filme japonês de animação e drama, lançado em 1988. Dirigido por Isao Takahata e produzido pelo Studio Ghibli, o seu roteiro é baseado no romance semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka. Hotaru no Haka é situada na cidade de Cobe, no Japão, e conta a dura história de dois irmãos (Seita e Setsuko) lutando para sobreviver durante os meses finais da Segunda Guerra Mundial. Aclamado pela crítica, a obra foi considerada pelo célebre crítico cinematográfico Roger Ebert como um dos melhores e mais importantes longas-metragens sobre a guerra. É reconhecido por analistas e estudiosos de cinema como um clássico cult e um dos filmes mais tristes da animação japonesa.

Leia mais...

Kaguya-hime no Monogatari (かぐや姫の物語?) é um filme japonês de animação, drama e fantasia lançado em 2013. O seu roteiro foi escrito por Isao Takahata e Riko Sakaguchi, baseado a partir da clássica fábula japonesa o Cortador de Bambu do século X. A obra contou com a produção de Yoshiaki Nishimura, enquanto a trilha sonora foi composta por Joe Hisaishi. O enredo do longa-metragem começa quando a personagem principal, Kaguya (Aki Asakura), é encontrada ainda como um bebê dentro de um tronco de bambu. E ao passar dos anos, ela se torna uma bela jovem e passa a ser cobiça por cinco nobres, dentre eles o imperador do Japão, mas nenhum dos pretendentes agrada a jovem e a mesma pede presentes quase impossíveis para evitar um matrimônio com um estranho. Ao final, Kaguya enfrentará as consequências por suas escolhas.

Leia mais...

Tenkū no Shiro Rapyuta (天空の城ラピュタ?) é um filme japonês de animação, aventura, fantasia e ficção científica lançado em 1986. É conhecido por ser o primeiro lançamento do Studio Ghibli, que após o sucesso comercial de Kaze no Tani no Naushika (1984) os roteiristas Hayao Miyazaki e Isao Takahata, juntos a Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki, decidiram fundar o estúdio. A história segue as aventuras de Pazu (voz de Mayumi Tanaka) e Sheeta (voz de Keiko Yokozawa) — no final do século XIX, tentando manter a salvo um cristal mágico de agentes militares, enquanto buscam uma lendária ilha flutuante chamada "Laputa", que está repleta de tesouros. A direção e o roteiro do filme foram conduzidas por Miyazaki e contou com a produção de Takahata.

Leia mais...

Hauru no Ugoku Shiro (ハウルの動く城?) é um filme japonês de animação e fantasia lançado em 2004, vagamente baseado no romance Howl's Moving Castle (1986) da dramaturga britânica Diana Wynne Jones. Contou com a direção junto ao roteiro de Hayao Miyazaki e foi produzido por Toshio Suzuki. O filme é ambientado num reino fictício onde tanto a magia como a tecnologia — especificamente do século XX — predominam, enquanto ocorre uma guerra entre dois reinos. A história segue a vida da jovem Sophie (voz de Chieko Baisho) que é transformada numa idosa após uma bruxa entrar na sua loja e amaldiçoá-la. Logo após, ela embarca em uma grande aventura com o mago Howl (voz de Takuya Kimura).

Leia mais...

Kimitachi wa Dō Ikiru ka (君たちはどう生きるか?) é um filme japonês de animação e fantasia lançado em 2024, vagamente baseado no romance homônimo do autor nipônico Genzaburo Yoshino. Foi escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, além de ser produzido por Toshio Suzuki. A história segue Mahito, um garoto de 12 anos, que enfrenta o desafio de se adaptar a uma nova cidade após a perda de sua mãe. Ao ser informado por uma garça que fala que sua mãe está viva, ele decide explorar uma torre abandonada em busca dela, o que o leva a uma jornada para outro mundo.

Leia mais...