Isao Takahata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção se refere ou tem relação com alguém que morreu recentemente.
A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (Editado pela última vez em 8 de abril de 2018.)
Twemoji 1f464.svg
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Isao Takahata
Nome nativo 高畑勲
Nascimento 29 de outubro de 1935
Ise
Morte 5 de abril de 2018 (82 anos)
Tóquio
Cidadania Japão
Etnia Yamato
Alma mater Universidade de Tóquio
Ocupação realizador, roteirista
Prêmios Medalha de Honra com Fita Roxa
Causa da morte cancro do pulmão

Isao Takahata (高畑 勲?) ( Ise, Japão, 29 de outubro de 1935 - Tóquio, 5 de abril de 2018) foi um cineasta, animador , roteirista e produtor, que ganhou fama internacional por seu trabalho como diretor de animes de longa metragem.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Takahata é co-fundador do Studio Ghibli, contando com longo tempo de colaboração do parceiro Hayao Miyazaki . Ele já dirigiu desde filmes com temática de guerra, como Grave of the Fireflies , o drama romântico Only Yesterday , a aventura ecológica Pom Poko e a comédia My Neighbors os Yamadas . Destes, Grave of the Fireflies é considerado pelo crítico de cinema Roger Ebert um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos.

Ao contrário de diretores tradicionais de animes, Takahata não desenha e nunca trabalhou como animador antes de se tornar diretor de pleno direito. De acordo com Hayao Miyazaki, "Música e estudo são os seus hobbies".

Ele nasceu na mesma cidade de seus companheiros diretores, como Kon Ichikawa , e o gigante do cinema japonês Yasujiro Ozu. Foi criado por seu pai na próxima Matsusaka . Takahata graduou-se na Universidade de Tóquio curso de literatura francesa, em 1959. É conhecido mundialmente por ter criado as séries Marco e Heidi.

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu num hospital em Tóquio em 5 de abril de 2018, aos 82 anos.[1]

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.