Isao Takahata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção se refere ou tem relação com alguém que morreu recentemente.
A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (Editado pela última vez em 12 de julho de 2018.)
Twemoji 1f464.svg
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Isao Takahata
Nome nativo 高畑勲
Nascimento 29 de outubro de 1935
Ise
Morte 5 de abril de 2018 (82 anos)
Tóquio
Cidadania Japão
Etnia Yamato
Alma mater Universidade de Tóquio
Ocupação diretor de cinema, roteirista
Prêmios Medalha de Honra com Fita Roxa, oficial das Artes e das Letras
Causa da morte câncer de pulmão

Isao Takahata (高畑 勲?) ( Ise, Japão, 29 de outubro de 1935 - Tóquio, 5 de abril de 2018) foi um cineasta, animador , roteirista e produtor, que ganhou fama internacional por seu trabalho como diretor de animes de longa metragem.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Takahata é co-fundador do Studio Ghibli, contando com longo tempo de colaboração do parceiro Hayao Miyazaki . Ele já dirigiu desde filmes com temática de guerra, como Grave of the Fireflies , o drama romântico Only Yesterday , a aventura ecológica Pom Poko e a comédia My Neighbors os Yamadas . Destes, Grave of the Fireflies é considerado pelo crítico de cinema Roger Ebert um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos.

Ao contrário de diretores tradicionais de animes, Takahata não desenha e nunca trabalhou como animador antes de se tornar diretor de pleno direito. De acordo com Hayao Miyazaki, "Música e estudo são os seus hobbies".

Ele nasceu na mesma cidade de seus companheiros diretores, como Kon Ichikawa , e o gigante do cinema japonês Yasujiro Ozu. Foi criado por seu pai na próxima Matsusaka . Takahata graduou-se na Universidade de Tóquio curso de literatura francesa, em 1959. É conhecido mundialmente por ter criado as séries Marco e Heidi.

Morte[editar | editar código-fonte]

Takahata foi diagnosticado com câncer de pulmão e morreu num hospital em Tóquio em 5 de abril de 2018, aos 82 anos.[1] No dia 15 de maio de 2018, uma cerimônia de despedida de Takahata aconteceu no Museu Ghibli em Tóquio.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.