Portal:Studio Ghibli/Lista destacada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A lista de prêmios e indicações recebidos por Kaze Tachinu, um filme animado japonês de drama lançado em 2013, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, consiste em dezenove vitórias e cinquenta indicações a diversos prêmios, incluindo uma indicação ao Óscar na categoria de "melhor filme de animação", porém perdeu para o clássico da Disney, Frozen. Em outras cerimônias, o longa-metragem recebeu indicação ao prêmio de "melhor filme de animação", como nos Prêmios Satellite, Prêmio Saturno e aos Prêmios Critics' Choice Movie. Além de ser candidato ao Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2013. Ganhou dois prêmios, em que concorria, da Academia do Japão, o de "melhor filme de animação do ano" e "melhor trilha sonora".

Leia mais...

A lista de filmes do Studio Ghibli, companhia japonesa fundada em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, consiste em vinte e dois longas-metragens, quinze curtas-metragens e três co-produções. O primeiro filme a ser lançado pelo estúdio em 1986, Tenkū no Shiro Rapyuta, apresentou bons índices em sua bilheteria e foi avaliado positivamente pela crítica e pelo público. Em 1988, houve o lançamento simultâneo de Hotaru no Haka e Tonari no Totoro, onde os diretores (Takahata e Miyazaki) queriam mostrar "os dois lados da questão que tratavam". Enquanto o público-alvo de Tonari no Totoro era o infantil, Hotaru no Haka era direcionado a um público mais velho; o primeiro filme mencionado obteve um enorme êxito comercial graças ao seu marketing, já o segundo não foi tão bem recebido devido à sua natureza adulta e realista sobre a Segunda Guerra Mundial no Japão. No ano seguinte foi lançado o primeiro sucesso comercial do estúdio, dirigido por Miyazaki, Majo no Takkyūbin figurou-se como o mais lucrativo do ano — arrecadando 2,15 bilhões de ienes. Para Suzuki, o sucesso da película marca o "início da segunda fase do Studio Ghibli".

Leia mais...

A lista de prêmios e indicações recebidos por Hauru no Ugoku Shiro, um filme japonês de animação e fantasia de 2004 dirigido por Hayao Miyazaki. Estreou mundialmente no 61º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 5 de setembro. A obra foi candidata ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e, na mesma cerimônia, Hauru no Ugoku Shiro recebeu o Prêmio Osella por Realizações Técnicas. Miyazaki ganhou uma indicação aos Prêmios Annie para Melhor Direção Individual, sendo ainda reconhecido como Melhor Diretor pelos Prêmios Golden Gross e Prêmios Anime de Tóquio. Ao todo, recebeu 37 indicações e 19 vitórias a diversos prêmios, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Leia mais...